São José, Caxias e Ypiranga divulgaram um comunicado na noite desta terça-feira (14) pedindo o adiamento completo das duas próximas rodadas da Série C. O movimento é semelhante ao que também acontece com as equipes gaúchas da Série A, mas que enfrenta resistência da CBF na principal divisão do futebol brasileiro.
A CBF já anunciou que todos os jogos em competições nacionais envolvendo equipes do Rio Grande do Sul estão adiados até 27 de maio. Em nota conjunta, os clubes justificaram o pedido "para que se preserve o equilíbrio técnico da competição, após a retomada da mesma, o pedido foi encaminhado às presidências da CBF e FGF".
Para o pedido feito pelos clubes da Série A, a CBF informou que decidirá a questão em edição extraordinária do Conselho Técnico. O órgão reúne representantes dos 20 clubes do Brasileirão. O evento está marcado para o dia 27 de maio.
Confira a nota divulgada pelos clubes gaúchos da Série C:
"As equipes gaúchas do Campeonato Brasileiro da Série C solicitam o adiamento total, incluindo jogos de todas as equipes da competição, das duas próximas rodadas, retomando a competição após 31/05/24.
A ação conjunta do E.C. São José. S.E.R. Caxias e Ypiranga F.C. deve-se ao Estado de Calamidade Pública que o Rio Grande do Sul se encontra, em função das chuvas e consequentes enchentes, com enormes perdas humanas e danos materiais, sendo significativos na malha rodoviária e aérea, que impossibilitam a realização de jogos esportivos no Estado.
Para que se preserve o equilíbrio técnico da competição, após a retomada da mesma, o pedido foi encaminhado às presidências da CBF e FGF."