Depois de duas pratas no primeiro dia de disputa no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, o Brasil passou o sábado (11) sem subir no pódio. Nauana Silva chegou a disputar a medalha de bronze na categoria até 63 kg, mas perdeu para a japonesa Minami Aono . A luta estava equilibrada, com uma punição para cada lado, mas a adversária encaixou uma imobilização para conseguir o ippon e vencer o combate.
Em sua campanha no meio-médio, a atleta do Pinheiros (SP) derrotou a chinesa Jing Tang e a romena Florentina Ivanescu, antes de perder para a croata Iva Oberan nas quartas de final.
Mais experiente e dona da primeira medalha olímpica feminina do judô brasileiro, Ketleyn Quadros (Sogipa) caiu na estreia diante da alemã Dena Pohl, que terminaria com a outra medalha de bronze em disputa. O ouro foi para a croata Katarina Kristo e a prata ficou com a eslovena Andreja Leski.
Na categoria médio (até 70 kg), Ellen Froner (Pinheiros) caiu na estreia diante da croata Lara Cvjetko, que terminou com a medalha de prata ao ser derrotada pela portuguesa Taís Pina. Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama-RJ) foi derrotada na segunda rodada pela dinamarquesa Laerke Olsen. Na estreia, ela havia superado a cazaque Anastassiya Mayakova. O pódio ainda teve a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown e a holandesa naturalizada italiana Kim Polling.
Ainda neste sábado foram disputadas mais duas categorias sem a presença de judocas brasileiros. No peso leve (até 73kg) masculino, o campeão foi o italiano Manuel Lombardo, que na final superou o russo Danil Laurentev. O pódio ainda teve o azeri Bakhitzhan Abdurakhmanov e outro russo, Makhmadbek Makhmadbekov. No meio-médio (até 81kg) masculino, o uzbeque Sharofiddin Boltaboev levou o ouro em final contra o alemão Timo Cavelius. As medalhas de bronze ficaram com o japonês Sotaro Fujiwara e o cazaque Abylaikhan Zhubanazar.
A competição em Astana será encerrada no domingo, quando serão disputadas as categorias mais pesadas. O Brasil terá Rafael Macedo (Sogipa), já classificado para os Jogos de Paris, e Marcelo Gomes (Flamengo-RJ) na categoria médio (até 90 kg), e Giovanna Santos (Flamengo) sobe no tatame na categoria pesado feminina, que é para atletas acima de 78 kg.
O Grand Slam do Cazaquistão é o último evento antes do Campeonato Mundial, que será disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 19 a 24 de maio, e que encerra a corrida olímpica do judô. Até o momento o Brasil tem atletas classificados em 10 das 14 categorias olímpicas.