O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Judô de Astana, no Cazaquistão, com duas medalhas de prata, conquistadas por Rafaela Silva e Larissa Pimenta, no primeiro dia do evento. Neste domingo (12), três judocas do país competiram nas categorias mais pesadas, mas não conseguiram chegar às lutas pelo pódio.
Na categoria médio (90kg) masculina, Rafael Macedo (Sogipa) e Marcelo Gomes (Flamengo) entraram diretamente na segunda rodada, mas perderam em suas primeiras lutas.
Classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, Macedo foi superado por Altanbagana Gantulga, da Mongólia. Já Marcelo Gomes perdeu para o bielorrusso Yahor Varapayeu, que conquistaria a medalha de ouro ao derrotar o alemão Eduard Trippel. O pódio ainda teve dois judocas do Azerbaijão: Eljan Hajiyev e Vugar Talibov.
Giovanna Santos (Flamengo) venceu sua primeira luta, na categoria pesado (acima de 78kg) feminina, diante da local Aida Toishibekova, mas caiu para a francesa Romane Dicko, que lidera o ranking mundial, na fase seguinte. Romane Dicko se consagrou campeã ao vencer a chinesa Xin Su na decisão. Os bronzes ficaram com a russa Elis Startseva e a japonesa Akira Sone.
Outras três categorias foram disputadas nestes domingo sem a presença de brasileiros. O japonês Aaron Wolf venceu no meio-pesado (até 100kg). A prata foi para o suíço Daniel Eich, enquanto o português Jorge Fonseca e o israelense Peter Paltchik dividiram o bronze.
No pesado masculino (+100kg), o ouro foi para o japonês Tatsuru Saito, que na decisão bateu Temur Rakhimov, do Tajiquistão. O holandês Jur Spijkers e o turco Ibrahim Tataroglu completaram o pódio.
Zhenzho Ma, da China, levou o título no meio-pesado (até 78kg) feminino. A prata foi para a alemã Anna Monta Olek. A britânica Emma Reid e a russa Nadezhda Tatarchenko ficaram com o bronze.
A partir do próximo domingo (19), o Brasil inicia a disputa do Campeonato Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última competição do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com 10 atletas já garantidos nos Jogos, o foco do Brasil no Mundial será assegurar pontos que classifiquem mais quatro judocas para Paris.
Da equipe olímpica, Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) e Rafael Silva (+100kg) não estarão em ação no Mundial.