O início das quartas de final da Superliga masculina de vôlei teve vitória dos visitantes. No domingo (31), o Vôlei Renata, de Campinas-SP, e o Minas Tênis Clube-MG abriram vantagem e podem garantir classificação para as semifinais atuando em casa.
No primeiro confronto da noite, o Vôlei Renata derrotou o Sada Cruzeiro, em Contagem-MG, por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 27/25 e 25/22, após 1h42min de partida e surpreendeu o grande favorito ao título que, na fase classificatória, venceu 21 das 22 partidas disputadas.
Com grande atuação no saque e no ataque, o time dirigido por Horacio Dileo se impôs para sair com a vitória.
— Jogo muito equilibrado, definido nos detalhes, porque não importante se foi 3 a 0, foi definido ali nas minúcias do jogo. Acho que jogamos bem no ataque e no saque, conseguimos manter o ritmo o jogo todo. Uma vitória importante para nós, mas ainda temos muito pela frente. Hoje acabou, a última bola foi no chão, agora temos que colocar a cabeça em 4 de abril, que é o segundo jogo— disse o treinador argentino.
Maior pontuador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o oposto argentino Bruno Lima terminou com 23 acertos, tendo um aproveitamento de 72% no ataque. O ponteiro Adriano marcou 12 pontos, sendo três no saque. Já o campeão olímpico nos Jogos Rio-2016, Maurício Borges, marcou 11, sendo três pontos em bloqueios, e foi eleito o melhor em quadra.
— Acho que felizmente a gente conseguiu impor nosso ritmo hoje. O Cruzeiro não tem o que falar, é um time muito completo, nós conseguimos impor nosso ritmo de saque, nossa virada de bola, tem mais jogo em casa. Vamos aproveitar, descansar, estudar para o próximo jogo que é bem importante para a gente. A gente impôs nosso ritmo de saque forte igual a gente treina, tem buscado essa nossa melhora, ta ai nosso resultado — comentou o ponteiro de 35 anos, que levou o troféu Viva Vôlei.
Minas consegue virada em Guarulhos
Em partida que encerrou perto da meia-noite, o Minas Tênis Clube arrancou uma importante vitória sobre o Vôlei Guarulhos (SP). Com parciais de 27/29, 25/23, 25/20 e 32/30, após 2h42min de disputa, o time mineiro reverteu a vantagem e poderá conquistar a vaga para as semifinais em Belo Horizonte.
O jogo foi um confronto entre aluno e mestre. Guilherme Novaes, técnico do Minas, foi auxiliar de Nery Tambeiro, comandante de Guarulhos, enquanto este dirigiu o time mineiro.
Com 26 acertos (24 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque), o oposto cubano Michael Sánchez foi o principal pontuador da partida. O Minas ainda contou com 14 pontos, oito deles de bloqueio, do central Renan, que foi eleito o melhor em quadra.
— Estudamos muito o time deles, ajustamos a nossa base e trabalhamos bem forte para sair com a vitória. Nosso time é isso aí, trabalho atrás de trabalho — disse Renan.
Os jogos de volta das quartas de final ocorrem na próxima quinta-feira (4). Em Campinas, às 18h30min, o Vôlei Renata receberá o Sada Cruzeiro, enquanto Minas Tênis Clube e Vôlei Guarulhos jogarão em Belo Horizonte, a partir das 21h.