O grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo, enfrentará o norueguês Casper Ruud na final do torneio ATP 500 de Barcelona, após vencer, neste sábado (20), o sérvio Dusan Lajovic por 5/7, 6/4 e 6/2 nas semifinais. Os dois se reencontrarão na final apenas uma semana depois de o grego vencer o confronto na final do Masters de Monte Carlo.
— Não foi nada fácil, ele lutou muito e eu não fui muito consistente— disse o grego, três vezes vice-campeão do torneio (2018/21/23), após a partida.
Tsitsipas precisou de duas horas e 10 minutos para acabar com a resistência de Lajovic, que começou vencendo o primeiro set. O grego conseguiu empatar a partida em um segundo set muito acirrado, antes de o sérvio começar a desmoronar.
Na terceira parcial, Tsitsipas quebrou o saque do adversário logo no início e venceu por 6/2, com mais duas quebras consecutivas.
Ruud sofre, mas vence argentino
Mais cedo, o norueguês Casper Ruud, número seis do mundo, classificou-se para a final ao vencer o argentino Tomás Etcheverry por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (6) e 6/4.
O duas vezes finalista de Roland Garros (2022 e 2023), que chega à sua quarta final em 2024, confirmou assim a sua boa fase poucas semanas antes do torneio parisiense, no qual será um dos favoritos.
Ruud, terceiro cabeça de chave, não perdeu um único set na capital catalã nesta semana. Porém, teve que mostrar toda a sua tenacidade para dominar o argentino, que o levou ao tie-break em um primeiro set muito disputado.
No segundo, o norueguês começou quebrando o serviço do adversário, que devolveu a quebra, mas no nono game, Ruud voltou a quebrar o saque de Etcheverry e depois fechou o set e o jogo com seu serviço.
Os finalistas de duplas também foram definidos neste sábado. O monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zielinski derrotaram o tcheco Tomás Mahác e o chinês Zhang Zhizhen por 2 a 1, parciais de 4/6, 7/6 (3) e 10/4, e irão enfrentar os argentinos Máximo González e Andrés Molteni, que passaram pelo salvadorenho Marcelo Arévalo e pelo croata Mate Pavic por 3/6, 6/3 e 11/9.
* AFP