Seja para fins estéticos ou competitivos, o fisiculturismo é uma modalidade que foca especialmente no ganho de massa muscular. Os praticantes buscam a hipertrofia, como costas e ombros largos, cintura com característica no formato 'V' – simetria mais afunilado, além de uma definição acentuada tanto de braços quanto de pernas.
Um dos responsáveis pelo aumento do prestígio dessa modalidade no mundo – e aqui no Brasil – foi Arnold Schwarzenegger, que dá nome ao Arnold Sports Festival, um dos eventos mais importantes do segmento no mundo. Schwarzenegger está entre os maiores vencedores do Mr. Olympia, que é o principal campeonato de fisiculturismo do mundo, com sete conquistas.
Veja a lista dos 10 maiores da história
Arnold Schwarzenegger
Nacionalidade: austro-americano
Embora não seja o maior vencedor do maior evento do fisiculturismo mundial, o Mr. Olympia (1970, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1980), Schwarzenegger puxa a frente da lista dos maiores da modalidade. Natural do vilarejo de Thal, na Áustria, foi em solo americano que construiu uma carreira de renome e foi, inclusive, eleito governador do estado da Califórnia entre 2003 e 2011. No cinema protagonizou filmes de sucesso como o "Exterminador do Futuro", "Conan: o bárbaro" e "Vingador do Futuro".
Ronnie Coleman
Nacionalidade: americano
Ex-fisiculturista profissional, é considerado um dos maiores de todos os tempos. Nascido em Monroe, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, Coleman ganhou o título de Mr. Olympia oito vezes consecutivas de 1998 a 2005 e, ao lado de Lee Haney, é o maior vencedor da competição. Simetria e definição sempre foram os pontos fortes de Coleman.
Lee Haney
Nacionalidade: americano
Dono de oito estatuetas do Mr. Olympia, Haney se iguala a Ronnie Coleman. Ele iniciou sua trajetória no mundo da musculação aos 11 anos de idade e sua primeira competição foi com apenas 16 anos, em 1975. Suas conquistas no Mr. Olympia foram de forma consecutiva entre os anos de 1984 e 1991, com medidas consideradas ideais na época, com altura de 1m80cm e peso de até 118 kg.
Chris Bumstead (CBum)
Nacionalidade: canadense
Aos 29 anos, CBum é o maior fisiculturista da atualidade e desenvolveu seu corpo com treinos constantes desde a adolescência. Ganhou notoriedade após conquistar cinco vezes seguidas o Mr. Olympia na categoria Class Physique, protagonizando momentos de rivalidade com o brasileiro Ramon Dino. Na história do torneio, o canadense fica atrás apenas dos norte-americanos Ronnie Coleman e Lee Haney (8), do austríaco Arnold Schwarzenegger e do americano Phil Heat (7). No seu Instagram, CBum compartilha sua rotina de treinos para quase 24 milhões de seguidores.
Jay Cutler
Nacionalidade: americano
Vencedor do Mr. Olympia por quatro vezes, Jay Cutler tem seu nome associado ao fisiculturismo, seguindo uma dieta diária rica em proteínas e micronutrientes. Criado em uma fazenda e com afazeres pesados do cotidiano, que o ajudaram a desenvolver o corpo, sempre foi um amante de atividades físicas. Por ter um físico mais avantajado em tempos de escola, praticou futebol americano. Sua primeira vitória em uma competição oficial foi em 2002, no Arnold Classic – situação que se repetiu nos dois anos seguintes.
Steve Reeves
Nacionalidade: escocês
Steve Reeves faleceu em 2000, aos 74 anos. Sua vida, no entanto, dividiu-se entre o fisiculturismo e as telas do cinema, chegando a trabalhar em 18 filmes. Começou a malhar aos 16 anos de idade e, por consequência, seu corpo chamou a atenção de diretores. Em 1959, interpretou o papel principal em "Hércules" - filme que teve recorde de bilheteria na época, além de ter conquistado os títulos de Mr. América, em 1947; e Mr. Mundo e Universo, em 1948.
Dexter Jackson
Nacionalidade: americano
Conhecido como 'The Blade', foi campeão do Mr. Olympia em 2008, quando derrotou o atual campeão Jay Cutler e se tornou o 12º esportista a conquistar o título. Entre os homens, é recordista de títulos profissionais, com 29 conquistas no fisiculturismo. Dexter Jackson escreveu uma grande história no Arnold Classic, já que na categoria aberta conquistou cinco troféus e se tornou o maior vencedor.
Phil Heath
Nacionalidade: americano
Heath se destacou ao vencer o Mr. Olympia por sete vezes – entre os anos de 2011 e 2017. Com a conquista, ele se igualou a Arnold Schwarzenegger em número de títulos, ficando atrás apenas de Ronnie Coleman e Lee Haney. Iniciou os treinos em 2002 e, com rápido desenvolvimento, em 2005 já ganhou campeonatos amadores da modalidade.
Dorian Yates
Nacionalidade: inglês
Dorian Yates está no Top 10 dos maiores fisiculturistas do mundo e não é por acaso. Ele foi o primeiro atleta com mais de 115kg no palco a vencer o Mr. Olympia; conquistou seis títulos de forma consecutiva, entre 1992 e 1997. O fisiculturista britânico se aposentou em 1998 após sofrer uma série de lesões.
Frank Zane
Nacionalidade: americano
Sua estreia profissional foi em 1961, quando venceu o concurso Mr. Pennsylvania. Entre os anos de 1977 e 1979 foi tricampeão do Mr. Olympia e destacava pela definição dos músculos. Após sofrer um acidente doméstico, em 1980 – ano que também marcou a aposentadoria de Arnold Schwarzenegger, ele competiu na busca pelo quarto título, mas terminou em terceiro.