No dia 14 de dezembro de 2000, Lionel Messi, ainda jovem, assinava seu contrato inaugural com o Barcelona. O contrato que estabeleceu a parceria com o jogador que se tornaria um dos maiores nomes da história do futebol foi redigido em um guardanapo de papel que será leiloado pelo valor inicial de 350 mil euros (cerca de R$1,9 milhões).
O evento está marcado para os dias 18 a 27 de maio e será realizado na casa de leilões Bonhams, em Nova York, nos Estados Unidos.
— Não havia papel disponível, então este guardanapo de papel representa o primeiro contrato informal. É um lembrete único e tangível do início da incrível jornada de Messi no futebol— disse Ian Ehling, diretor de livros e manuscritos da Bonhams New York, ao jornal La Vanguardia, da Espanha.
Escrito à mão pelos representantes do Barcelona, o contrato foi firmado por Messi com apenas 13 anos. Junto ao prodígio argentino, Carles Rexach, na época diretor técnico do clube catalão, Josep Maria Minguella e Horacio Gaggiogli, agentes do jogador, também colocaram suas assinaturas no guardanapo.
O guardanapo foi preservado por Horacio Gaggioli, agente e representante de Messi desde sua descoberta na Argentina até sua contratação pelo Barcelona, com consentimento dos pais do garoto.
Este item, que também documentava o compromisso do atacante com o clube espanhol, foi protegido por Gaggioli em uma moldura especial, envolvida por uma estrutura de madeira e vidro.