A World Athletics esclareceu uma dúvida sobre o regulamento de classificação para a disputa da maratona por equipes na marcha atlética para a Olimpíada de Paris. O texto publicado pela própria entidade informava que as primeiras 22 equipes da prova do Mundial da modalidade, disputada neste domingo (21) em Antalya, na Turquia, se classificariam para os Jogos Olímpicos. Além disso, as cinco primeiras colocadas classificariam uma segunda dupla do mesmo país para o megaevento esportivo.
Dessa forma, Itália, Japão, Espanha, México e Brasil, que terminaram nas cinco primeiras colocações teriam este direito. Porém, de acordo com o regulamento, alguns critérios necessitavam ser atendidos e, dessa forma, os países que obtiveram esse benefício foram Japão, Espanha, Austrália, China e Colômbia, mesmo que australianos e colombianos tenham encerrado a competição abaixo do quinto lugar.
Com essa atualização, o Brasil terá direito a uma vaga na prova olímpica por equipes, que foi conquistada por Caio Bonfim e Viviane Lyra, neste domingo. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é quem irá definir os atletas que ocuparão as posições para o revezamento misto, que é uma das novidades no programa dos Jogos de Paris.