Sergej Barbarez, que foi capitão da seleção nacional de futebol da Bósnia, foi nomeado nesta sexta-feira (19) novo técnico da atual seleção do país, com a classificação para os próximos grandes eventos internacionais como grande objetivo.
Sem experiência como treinador, o ex-atacante da seleção foi escolhido sobretudo pela sua "personalidade", explicou o presidente da Federação Bósnia de Futebol, Vico Zeljkovic, em coletiva de imprensa.
"Consideramos que a harmonia (que Barbarez pode trazer à equipe), a sua energia e a sua autoridade (...) podem ser fatores cruciais para recolocar a seleção no caminho do sucesso", declarou Zeljkovic.
Barbarez, de 52 anos, assina um contrato de quatro anos com o objetivo principal de classificar a seleção dos Balcãs para a Copa do Mundo de 2026 e a Eurocopa de 2028.
Ele sucede Savo Milosevic, que não conseguiu levar a Bósnia à Euro-2024 depois de perder nas semifinais da repescagem para a Ucrânia.
Barbarez, que disputou 47 partidas pela seleção da Bósnia entre 1998 e 2006 (marcando 17 gols), jogou a maior parte de sua carreira na Bundesliga (330 partidas), onde chegou a ser artilheiro da temporada 2000-2001 jogando pelo Hamburgo.
* AFP