A comparação entre Endrick e Neymar antes dos 18 anos é um tema que gera discussão entre os fãs de futebol. Fenômenos do futebol brasileiro desde muito jovens, ambos alcançaram bons números ainda sem chegar na idade adulta. O atacante do Palmeiras, porém, já supera o jogador do Al-Hilal em alguns quesitos, fazendo surgir o questionamento: poderá ter uma carreira melhor?
Neymar
Neymar estreou no time profissional do Santos em 2009, um mês depois de completar 17 anos. Nesta temporada, com ele vestindo a camisa 7, a equipe santista foi vice-campeã paulista, perdendo a decisão para o Corinthians de Ronaldo. Na Copa do Brasil, caiu precocemente para o CSA, e terminou o Brasileirão em 12º.
Ney fez 14 gols e deu nove assistências em 48 jogos pelo Peixe em 2009. Além disso, serviu a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17, realizado na Nigéria. Foram três jogos e um gol marcado, porém o Brasil caiu na primeira fase. Na categoria principal, o atual jogador do Al-Hilal só estreou em agosto de 2010, quando já tinha completado 18 anos.
Neymar ficou no Santos até 2013, com 21 anos, e acumulou títulos antes de se transferir para o Barcelona. Pelo Peixe, ele ergueu a Copa do Brasil (2010), Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012). Pela Seleção, conquistou a Copa das Confederações de 2013.
Endrick
Por outro lado, Endrick começou a carreira profissional mais cedo e tem números melhores. Em outubro de 2022, quando recém tinha completado 16 anos, ele entrou no segundo tempo da vitória do Palmeiras sobre o Coritiba, pelo Brasileirão, vencido pelo Verdão. No ano seguinte, foi um dos grandes nomes da equipe no Paulistão e na nova conquista de Campeonato Brasileiro. Por fim, mais um Estadual vencido no último final de semana.
Ao todo são 19 gols e uma assistência em 69 jogos pelo Palmeiras. Além disso, acumula quatro jogos pela Seleção Brasileira principal e dois gols marcados — contra Inglaterra e Espanha. O garoto se apresentará ao Real Madrid em julho, quando completará 18 anos. Portanto, ainda tem alguns meses para acumular gols e assistências para suas estatísticas na adolescência.
— Endrick, eu tô apaixonado. Ele tem uma cabeça melhor que o Neymar. Esse moleque vai longe, se Deus quiser. Talento não escolhe lar — disse o jornalista Milton Neves.
Ao contrário de Neymar, Endrick antecipará sua chegada ao futebol europeu em três anos. Terá tempo de, aos 18 anos, buscar espaço no ataque do Real Madrid, junto de Rodrygo e Vini Jr, e conquistar mais títulos. Na Seleção Brasileira, embora ainda seja reserva de Dorival Jr, também está cada vez mais ganhando minutos.
Endrick x Neymar aos 17 anos
Jogos
73 x 48
Gols
21 x 14
Assistências
1 x 9
Títulos
4 x 0