O Vasco publicou uma nota na sua conta oficial no X (antigo Twitter) na qual lamenta a declaração machista do treinador Ramón Díaz. Após a derrota para o Bragantino pelo Brasileirão, na noite desta quarta-feira (17), o técnico argentino afirmou que "é complicado" que o VAR seja decidido por uma mulher.
"O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias em acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como nosso técnico, desculpas", diz a publicação vascaína.
Ramón Díaz criticou as decisões do VAR tanto na partida desta quarta-feira quanto na vitória sobre o Grêmio na primeira rodada, no último domingo (14).
— Com relação aos árbitros, não podemos falar muito porque tem o VAR. Na última partida, na casa do Vasco, uma senhorita, uma mulher, foi um pênalti, e (ela) interpretou de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente, de que o VAR seja decidido por uma mulher. Acho que é bastante complicado. Porque o futebol é tão dinâmico, com ações tão rápidas — comentou o técnico.
De acordo com o ge.globo, Ramón Díaz procurou os jornalistas na saída do Estádio Nabi Abi Chedid, cerca de 30 minutos após o fim da coletiva, e afirmou que foi mal interpretado. Conforme o treinador, ele quis dizer que somente "uma pessoa não pode pode tomar decisão".
— Se interpretou algo mal da minha declaração. Quero pedir desculpas. Me pareceu que o que eu quis dizer é que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é a participação do VAR no futebol. Se se interpretou mal, peço desculpa, mas não é minha intenção — acrescentou Ramón (veja abaixo).