A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) confirmou a soberania e conquistou na manhã deste sábado (23), o pentacampeonato do Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cegos, que foi disputado em Cachoeirinha. Na decisão, o time gaúcho derrotou o Maestro (PR) por 1 a 0, gol de Nonato.
Com a vitória, a equipe de Canoas segue sendo a única equipe a erguer o troféu da competição que chegou à sua quinta edição. Nonato terminou como artilheiro do torneio, com seis gols, empatado com Jefinho, do time paranaense.
O jogo final reuniu sete jogadores da seleção brasileira. Luan, Nonato e Ricardinho, pela Agafuc, e Giovane, Tiago Paraná, Cássio e Jefinho, pelo Maestro, além de Coki Padilla, titular da seleção argentina, que atua na Agafuc. Todos eles deverão participar dos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe dirigida por Rafael Astrada conquistou o título vencendo as seis partidas que disputou, marcando 13 gols e não sofrendo nenhum.
— Essa conquista foi especial, em casa, junto da torcida. A família Agafuc é uma família unida, e poder estar aqui, dar essa alegria a eles aqui no Rio Grande do Sul, foi muito especial — disse o artilheiro Nonato.
Na disputa do terceiro lugar o Instituto Nova Visão (NV), de São Paulo, derrotou a União de Cegos Dom Pedro II (Unicep), do Espírito Santo, por 2 a 0.