A briga para assumir o trono no WTA 1000 de Indian Wells continua acirrada, com favoritas espantando as zebras e avançando no começo da jornada desta segunda-feira (11). Sem a atual campeã, Elena Rybakina, ausente por problemas médicos, uma forte candidata pelo troféu no deserto da Califórnia ganhou bem e se classificou às oitavas: a bielorrussa Aryna Sabalenka.
Número 2 do mundo, Sabalenka teve de lutar muito no sábado para evitar uma eliminação precoce, logo na estreia. Salvou quatro match points com desvantagem de 5 a 4 e ainda teve de quebrar o saque com 6 a 5 para se garantir no tie-break do terceiro set. Nesta segunda-feira, ele superou a britânica Emma Raducanu para se garantir nas oitavas de final com 6/3 e 7/5.
Sabalenka começou mais atenta desta vez e foi logo abrindo 5 a 2 com uma quebra. A belarussa desperdiçou dois set points no serviço de Raducanu, precisou salvar quatro break points com 5 a 3, mas fechou na primeira chance.
Campeã do US Open de 2021, a britânica queria surpreender a favorita e endureceu a partida no começo do segundo set. Mais descansada após avançar com W.O. na rodada anterior, Raducanu encaixou o saque e começou a somar pontos com facilidade. Mas também sofria com o serviço de Sabalenka.
A bielorrussa sabia que não podia desperdiçar oportunidades e assim o fez quando conseguiu 0 a 40 no quinto game. Aproveitou o segundo break point para abrir importante vantagem. Bastava confirmar os serviços. Mas foi quebrada a seguir e o empate foi até 5 a 5. Sabalenka voltou a pressionar o serviço de Raducanu e abriu 6 a 5. Desta vez o saque foi confirmado após salvar três chances de quebras e definiu a vitória no quarto match point.
Cabeça de chave 7 em Indian Wells, a tcheca Marketa Vondrousova desistiu da partida contra Marta Kostyuk, da Ucrânia, antes mesmo de entrar em quadra, por causa de lesão. Dessa forma, a ucraniana será rival da russa Anastasia Pavlyuchenkova, resposnsável por eliminar a brasileira Bia Haddad Maia.