A brasileira Bia Haddad Maia, número 13 do ranking mundial, foi eliminada pela russa Anastasia Pavlyuchenkova, 24ª do mundo, na terceira rodada do WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. A paulista venceu o primeiro set por 6/2, mas acabou levando a virada e perdeu os dois sets seguintes por 6/4 e 6/3, após 2h38min de partida disputada na madrugada desta segunda-feira (11), pelo horário de Brasília.
Eliminada em simples, Bia segue na chave de duplas, ao lado da norte-americana Taylor Townsend. Cabeças de chave 7, elas enfrentam as japonesas Eri Hozumi e Makoto Ninomiya nesta segunda, por volta das 19h30min (de Brasília).
No set inicial, a brasileira conseguiu uma quebra de saque em 2-0, mas logo depois perdeu o serviço para a russa que teve a oportunidade de empatar em 2-2, mas novamente foi quebrada e Bia abriu 3-1 e ao confirmar o saque chegou a 4-1, resistindo aos ataques de Pavlyuchenkova. A paulista fechou em 6/2, após 44 minutos.
A segunda parcial iniciou com as duas jogadoras enfrentando dificuldades para manter o serviço e a russa foi a primeira a converter um break em 2-1. Bia reagiu e devolveu a quebra em 3-3, mas voltou a ser quebrada em 4-3, o que se seria decisivo para o 6/4, em quase uma hora de set.
O equilíbrio prevaleceu no terceiro set e até o 3-3 as duas tenistas mantiveram seus serviços, apesar de pequenas ameaças, Pavlyuchenkova acelerou o ritmo e conseguiu uma quebra para marcar 4-3 e logo depois resistir à pressão de Bia para chegar a 5-3 e com uma nova quebra definir a partida em 6/3 e manter um tabu particular. Em cinco confrontos contra brasileiras, três deles contra Bia, ela jamais foi derrotada.
As estatísticas da partida apontaram um elevado número de erros não forçados da russa. Foram 50 contra apenas 15 da brasileira. Em contrapartida, Anastasia Pavlyuchenkova acertou 42 bolas vencedoras (winners) contra 22 de Bia Haddad Maia, que em todo o jogo ganhou 96 pontos contra 99 da adversária.
Nas oitavas de final, Pavlyuchenkova vai jogar contra a ucraniana Marta Kostyuk, que nem sequer precisou entrar em quadra para enfrentar a tcheca Markéta Vondrousová, que se retirou de Indian Wells por motivos pessoais.