A campanha histórica do Guarany de Bagé no Gauchão teve fim neste sábado (9), quando a equipe foi goleada pelo Juventude no Estádio Estrela D'Alva, por 4 a 0. O futuro do time ainda está indefinido, já que a direção ainda não bateu o martelo sobre a participação na Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no segundo semestre, pelo menos de forma oficial.
A participação na chamada Copinha é fundamental, inclusive, para a continuidade do trabalho do treinador William Campos, eleito pela Editoria de Esportes de GZH como o destaque da primeira fase do Gauchão. Ainda antes da partida pelas quartas de final, o técnico revelou que já havia recebido sondagens de outros clubes. O contrato dele com o Guarany de Bagé se encerra junto à participação no Estadual.
Conforme apurado por GZH, a tendência é que o Guarany de Bagé não participe da Copa FGF. A principal motivação são os custos para manter o elenco ao longo do ano, e a incerteza do retorno financeiro.
A desempenho no Campeonato Gaúcho de 2024 está marcado na trajetória do Guarany de Bagé. Isso porque o clube conquistou uma vaga para a Série D de 2025 e, assim, participará de uma competição nacional pela primeira vez. O Guarany de Bagé foi vice-campeão da Divisão de Acesso no ano passado e se classificou entre os quatro melhores do Gauchão, atrás de Inter, Grêmio e Caxias.