O russo Daniil Medvedev, número 4 do mundo, venceu o americano Tommy Paul, 17º da AETP, no início da madrugada deste domingo (17) por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 7/6 (3) e 6/2, em duas horas e 23 minutos de partida e vai disputar a final do Masters 1000 de Indian Wells com o espanhol Carlos Alcaraz.
Paul, que tentava chegar a sua primeira final de Masters 1000, esteve perto da vitória, mas sofreu uma torção no tornozelo no tie break do segundo set e continuou na partida no sacrifício.
Vice-campeão do Aberto da Austrália em janeiro, o russo fará sua décima final de Masters 1000 e voltará a enfrentar Alcaraz, que o derrotou na decisão de Indian Wells em 2023. O espanhol avançou na outra semifinal ao derrotar o italiano Jannik Sinner.
—Vai ser duro. Carlos jogou muito em hoje no segundo e no terceiro set. Lembro o que aconteceu no ano passado, então vou me esforçar ao máximo para tentar dar o troco e jogar melhor, ser mais forte, acertar mais as linhas, essas coisas. Espero conseguir — comentou Medvedev.
O tenista russo de 28 anos tem mais uma oportunidade de conquistar o único Masters 1000 de quadra dura que ainda não venceu, depois de ter sido campeão em Cincinnati (2019), Xangai (2019), Paris (2020), Canadá (2021) e Miami (2023).
Medvedev teve sangue frio para se recuperar depois de ter sido atropelado no primeiro set por Paul, que foi certeiro nas devoluções e contou com o apoio do público na quadra central.
Na segunda parcial, o norte-americano de 26 anos chegou a estar perdendo por 4-0, mas se recuperou e conseguiu forçar o tie break. Porém, quando vencia o desempate por 3-2, sofreu uma torção no tornozelo esquerdo ao saltar para buscar uma bola no fundo da quadra e teve que receber atendimento depois de Medvedev ter fechado o set.
Embora tenha continuado em quadra com o tornozelo enfaixado, Paul não foi páreo para o russo e acabou amplamente superado no terceiro set.
A final do Masters 1000 de Indial Wells entre Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev está programada para este domingo, a partir das 18h (de Brasília).
* AFP