No clássico que marcou a abertura oficial das competições sub-17 para a dupla Gre-Nal em 2024, o Inter levou a melhor. Nesta sexta-feira (1º), o Colorado venceu o maior rival, por 2 a 0, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e segue vivo pelo título inédito da Copa do Brasil da categoria.
Nas oitavas de final, o Inter irá enfrentar o Corinthians, que passou pelo Criciúma, em partidas de ida e volta. O Tricolor, que deu adeus à competição nacional, voltará a campo pelo Gauchão, ainda em março.
O duelo foi marcado pelo embate entre os Gabriéis. Do lado azul, Gabriel Mec, de apenas 15 anos, que recém está começando a trajetória no sub-17. No lado vermelho, Gabriel Carvalho, 16 anos, que foi o destaque da partida, tendo marcado um dos gols, além de ter dado uma assistência.
Com o mando de campo, o Grêmio tentou impor o ritmo. Aos 10, Pedro Gabriel fez jogada pela esquerda e cruzou fechado. O goleiro Henrique, do Inter, conseguiu fazer a defesa. A resposta colorada veio aos 15. Guilherme Barbosa escapou pela direita e foi parado com falta. Gabriel Carvalho cobrou rasteiro, forte, com perigo.
Aos 26, Yago Noal avançou pela direita e tocou na área. Tramontini cortou mal. Gabriel Carvalho, dentro da área e sem deixar a bola quicar, chutou de canhota para abrir o placar. Aos 36, Gabriel Carvalho passou pela marcação e tocou para Yago Noal, que finalizou cruzado e quase ampliou.
Aos 46, o Tricolor quase empatou. Vini Ferraz arriscou, mas a bola desviou em Tiago. No rebote, o mesmo Vini Ferraz emendou e acertou a trave.
Na volta do intervalo, logo aos três, o Colorado anotou o segundo, mas não valeu. Gabriel Carvalho cobrou falta direta. A bola desviou na zaga gremista antes de Evertow empurrar para o gol, mas a arbitragem anotou o impedimento.
Na sequência, o Grêmio melhorou no jogo. Aos 14, Vini Ferraz recebe de Gabriel Mec e quase empatou. Aos 20, Pedro Gabriel cruzou. Lucca apareceu livre, mas desperdiçou boa oportunidade.
Aos 22, o Inter voltou para a partida. Após jogada de categoria de Gabriel Carvalho, que deixou três marcadores para trás, Guilherme Barbosa chutou cruzado e superou Bertolo: 2 a 0.
Nos minutos seguintes, Roger, do time gremista, e Yago Noal, da equipe vermelha, se envolveram em confusão e foram expulsos. Posteriormente, os dois clubes se revezaram nos gols perdidos, mas sem sucesso. A noite, assim, terminou com classificação colorada.
Copa do Brasil — Primeira fase — 1º/3/2024
Grêmio (0)
Bertolo; Vitor Ramon (Gabriel Heinriky, (29'/2ºT); Tramontini, Luís Eduardo e Pedro Gabriel; Zortéa (Lucca, INT) e Smiley (Rogério, (29'/2ºT); Roger, Tiago e Gabriel Mec (Arthur Souza, (37'/2ºT); Vini Ferraz (Arnaldo, (32'/2ºT). Técnico: Itaqui
Inter (2)
Menke; Tiago (Jhonatan, 18'/2ºT), Lázaro, Evertow e Esley; Luís Otávio (Sinhorelli, 40'/2ºT); Guilherme Barbosa (Sidney, 40'/2ºT), Gabriel Carbalho e Yago Noal; Richarlyson (Gabriel Vinícius, 18'/2ºT) e Jackson (Matheus Vinícius, (30'/2ºT). Técnico: Eder Moraes
GOLS: Gabriel Carvalho (I), aos 26min do 1º tempo e Guilherme Barbosa (I), aos 22min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Luís Otávio e Sinhorelli (I); Vitor Ramon e Tramontini (G)
CARTÕES VERMELHOS: Yago Noal (I); Roger (G)
ARBITRAGEM: Lucas Horn, auxiliado por Juarez de Mello Júnior e Mateus Rocha
LOCAL: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul