O Sport, campeão Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008, juntou-se oficialmente a Ceará e Fortaleza na busca do reconhecimento de mais um título nacional. Os clubes tornaram pública, inclusive, a pretensão do trio nesta quinta-feira (8).
O objetivo dos clubes é uma equiparação do grau de importância do Torneio Norte/Nordeste com a Taça Roberto Gomes Pedrosa, realizada entre os anos de 1967 e 1970, e que ganhou o status de Campeonato Brasileiro em 2010, reconhecido e homologado pela CBF.
O Torneio Norte-Nordeste foi uma competição de futebol realizada entre 1968 e 1970, organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade precursora da CBF. Em 1968 e 1969, foi disputado pelo campeão do Torneio do Norte e do Torneio do Nordeste. Em 1970, a fase final foi realizada em formato de quadrangular envolvendo quatro clubes.
O Sport foi o campeão do Torneio Norte/Nordeste de 1968, vencendo o Remo, enquanto o Ceará levou o título em 1968, também diante do Remo. O Fortaleza, derrotando o Sport, venceu o quadrangular de 1970.
Sport, Ceará e Fortaleza pretendem ter os títulos reconhecidos comprovando, com documentos levantados por historiadores, o status nacional do Torneio Norte/Nordeste. Um dos trunfos é a maneira como a competição chegou a ser chamada pela imprensa na época: "Brasileirão do Norte".
Esse pedido será feito por meio das federações locais, que vão protocolar um requerimento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partir do momento em que receber o requerimento, a entidade vai avaliar o pedido.
Robertão, Taça Brasil e Torneio Norte/Nordeste
Na última segunda-feira (5), representantes dos times e das federações se encontraram no Recife para reunir documentos e alinhar o pedido para a CBF.
— Os clubes reuniram documentos, por meio de estudos de pesquisadores e comparações com outras decisões, e vamos buscar com que o campeonato na época tido como regional tenha o status nacional, assim como foi feito com o Robertão no Sul/Sudeste — explicou Silvio Neves Baptista Neto, diretor jurídico do Sport.
Em 2010, a CBF passou a contabilizar os quatro campeões do Roberto Gomes Pedrosa (Palmeiras, em 1967 e 1969; Santos, em 1968; e Fluminense, em 1970) como títulos nacionais, assim como os vencedores da Taça Brasil entre 1959 e 1968. Mais recentemente, a Confederação Brasileira também homologou a conquista "campeão dos campeões" de 1937 do Atlético-MG como título nacional.
Sport, Ceará e Fortaleza estão usando a jurisprudência dos casos já reconhecidos para reforçar o pedido. No título do Atlético-MG, por exemplo, participaram da competição apenas clubes de Minas, São Paulo, Rio e Espírito Santo.
— O fluxo desse processo será decidido pelas federações locais junto à CBF. O clube só vai formalizar o andamento. Estamos confiantes, porque há inclusive jurisprudência para isso — afirmou Silvio Neves.