O brasileiro Kauê Willy viveu um momento inusitado na etapa de abertura do circuito da Copa do Mundo de triatlo. O atleta de 27 anos não pode competir em Napier, na Nova Zelândia, porque a mala com seus uniformes não chegou à Oceania. Dessa forma, sem equipamento reserva, o número 121 do ranking olímpico e que em 2019 integrou o revezamento misto do Brasil, que levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima apenas assistiu a prova.
Em suas redes sociais, o atleta falou sobre o caso e criticou a World Triathlon (Federação Internacional) que não forneceu um material reserva e a Latam, companhia aérea responsável pelo voo que o levou do Brasil para a Nova Zelândia.
— Minha mala não chegou, ainda teria uma chance de largar com uma roupa de ciclismo por baixo, porque era com roupa de borracha a prova. Mas a prova virou sem (a obrigação dessa) roupa, o que para mim seria ótimo, se eu tivesse meu macaquinho. A World Triathlon também errou porque não trouxeram macaquinho reserva, que eles precisam trazer justamente para esses casos. Sempre tem três de tamanhos diferentes, que chamamos de neutro. A Latam falou que iria chegar, mas disseram que não sabem onde está minha mala. Se tivessem me avisado antes, até poderia ter conseguido alguma coisa antes. É triste, a gente se esforça tanto para isso — escreveu Kauê.
A prova foi vencida pelo australiano Callum McClusky, que completou os 750 metros de natação em 9min22seg; os 20 km de ciclismo em 25min10seg e os 5 km de corrida em 14min11seg, totalizando 49min41seg para garantir a sexta vitória de sua carreira.
O pódio ainda teve o neozelandês WIlde Hayden, que chegou seis segundos depois e garantiu a prata. O espanhol Alberto González García fez 49min49seg e garantiu o bronze.
A Austrália venceu a prova feminina com Sophie Linn que completou o percurso em 56min35seg. Esta foi a quarta vitória de sua carreira. As britânicas Sophie Alden (56min43seg) e Olivia Mathias (56min44seg) ficaram com prata e bronze, respectivamente.
O domínio australiano prosseguiu na disputa por equipes mistas. Callum McClusky, Emma Jeffcoat, Brandon Copeland e Sophie Linn superaram Portugal (Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé) em oito segundos e ficaram com o ouro. O bronze foi ganho pelos italianos Nicola Azzano, Ilaria Zane, Alessio Crociani e Sharon Spimi.