O Athletic Bilbao avançou à final da Copa do Rei ao vencer com autoridade nesta quinta-feira (29) o Atlético de Madrid por 3 a 0, liderado pelos irmãos Williams, pelo jogo de volta das semifinais do torneio.
Os gols de Iñaki e Nico Williams no primeiro tempo (13' e 41') e Gorka Guruzeta na segunda etapa (61') deram a vitória ao Athletic em San Mamés, depois de os 'Leones' já terem vencido a partida de ida, em Madri, por 1 a 0.
O Athletic vai enfrentar na final de 6 de abril no estádio de La Cartuja, em Sevilha, o Mallorca, que na terça-feira venceu a Real Sociedad nos pênaltis (5-4 após um empate em 1 a 1).
"Vamos para mais uma final e estamos muito satisfeitos", disse o treinador do Athletic Club, Ernesto Valverde, após o jogo.
O Athletic, segundo time que mais vezes conquistou a Copa do Rei (23), superado apenas pelo Barcelona (31), disputará sua terceira decisão nos últimos cinco anos, em busca de um troféu que conquistou pela última vez no distante ano de 1984.
A equipe basca perdeu a final de 2020 diante da Real Sociedad e a decisão de 2021 para o Barcelona, ambas em La Cartuja, onde em abril terá uma nova oportunidade após o triunfo desta quinta-feira.
Bastaram dois golpes para o Athletic encaminhar a vitória sobre uma equipe do Atlético que dominou e chegou mais vezes com perigo, mas não conseguiu encontrar o caminho do gol.
"Não tivemos força ofensiva", disse o técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, após o jogo.
"Temos que ser mais fortes porque temos as características nos jogadores para sermos assim. O gol vai chegar, são momentos", acrescentou.
O time madrilenho teve a chance de abrir o placar com um chute de Samuel Lino que foi travado pelo goleiro Julen Agirrezabala (6'), que pouco depois defendeu uma cabeçada de Mario Hermoso (10').
O Atlético parecia perto de empatar o confronto eliminatório, mas uma jogada de Nico Williams pela esquerda terminou com um passe para o outro lado, onde o seu irmão Iñaki apareceu para fazer 1 a 0 (13') com um chute de primeira.
"Era importante abrir o placar, chutei com toda a ajuda do San Mamés", disse Iñaki Williams à televisão espanhola após o jogo.
O gol caiu como um balde de água fria sobre o Atlético de Madrid, que nesta quinta-feira não contou com o lesionado francês Antoine Griezmann, verdadeiro catalisador do jogo ofensivo 'colchonero'.
- Iñaki retribui o favor -
O Atlético, que tinha a obrigação de marcar gols, partiu para o ataque e o Athletic aproveitou para surpreender novamente ao explorar os espaços deixados.
Iñaki Williams correu até a linha de fundo e colocou a bola na área, onde seu irmão Nico finalizou praticamente à queima-roupa, fazendo 2 a 0 (41'), o que deixou a classificação muito encaminhada.
As chegadas incisivas dos irmãos Williams foram a melhor arma do Athletic Club, que pressionava a saída de bola do Atlético.
Os 'colchoneros' tinham dificuldade para levar a bola até o gol de Agirrezabala, a quem pouco incomodaram no segundo tempo.
O Athletic teve a chance de aumentar após uma nova arrancada de Nico Williams, que deixou uma bola para Sancet desperdiçar, chutando alto demais (50').
Sancet voltou a tentar a sorte com outro disparo na área que foi desviado por Jan Oblak, mas o rebote foi recuperado por Guruzeta na cara do gol para fazer 3 a 0 (61').
O gol foi o golpe final para o Atlético que se mostrou fraco na área adversária e não conseguiu superar o rival, tendo suas melhores oportunidades em lances de bola parada.
Memphis Depay, que substituiu Ángel Correa (53'), cobrou uma falta na entrada da área que fez Agirrezabala voar (75').
Nos minutos finais, o Atlético atacou com mais intensidade e cercando mais a área adversária, mas sem marcar o gol para tentar virar o jogo.
* AFP