Com uma campanha impecável em cinco jogos, o italiano Jannik Sinner está classificado para uma das semifinais do Aberto da Austrália. Nesta terça-feira (23), ele derrotou o russo Andrey Rublev, quinto do ranking mundial, por 3 a 0, parciais de 6/4, 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h34min de partida e agora vai desafiar o sérvio Novak Djokovic, dono de 10 títulos em Melbourne e que tem uma série de 33 partidas sem derrota no torneio.
Sinner confirmou a ótima fase e dominou Rublev durante todo o jogo para se tornar o segundo italiano numa semifinal em Melbourne, juntando-se a Matteo Berrettini, eliminado em 2022 por Rafael Nadal. Esta será a segunda vez do italiano de 22 anos nesta fase de um Grand Slam. Na anterior, ele caiu para Djokovic em Wimbledon no ano passado.
Número 4 do ranking mundial, Sinner fez sete finais em 2023, vencendo quatro delas. No ATP Finals, venceu o duelo contra Djokovic na fase classificatória, mas sucumbiu na decisão.
Agora, ele tentará se tornar o terceiro italiano a vencer um Major, feito alcançado pro Nicola Pietrangeli, bicampeão em Roland Garros 1059-60, e Adriano Panatta, campeão em Paris em 1976.
A Itália ainda tem dois títulos entre as mulheres, com Francesca Schiavone (Roland Garros-2010) e Flavia Pennetta (US Open-2015).
Dominante, Sinner se impõe nos momentos decisivos
Diante de Andrey Rublev, Sinner começou segurando o saque com dificuldades, mas aos poucos foi tomando conta do jogo e conseguiu um único break no quinto game, o que seria decisivo para a vitória no set inicial por 6 a 4, com impressionantes 82% de aproveitamento dos pontos disputados com o primeiro serviço.
Na segunda parcial, os dois jogadores enfrentaram chances de break, mas conseguiram conservar o saque e chegaram ao tie-break, onde Andrey Rublev começou melhor, com potentes golpes de direita, abrindo 5-2 e sacando para empatar o jogo. Porém, Jannik Sinner reagiu e conseguiu marcar cinco pontos seguidos para vencer e abrir 2 a 0.
O terceiro set teve um russo pressionado pelo placar adverso e um italiano mais solto, até conseguir a quebra em 4-2. Na sequência, Sinner resistiu a um 0-30 para virar e marcar 6/3 e garantir a vitória e a vaga.