O Brasil terá dois representantes no torneio individual do Australian Open em 2024. No feminino, Bia Haddad Maia, atual 11ª colocada do ranking, segue tentando estar entre as melhores do mundo. Thiago Wild, que ocupa a posição 78 na tabela, é o representante do masculino.
A brasileira faz sua estreia na segunda-feira (15), às 2h15min, contra Linda Fruhvirtova, da República Tcheca. Bia Haddad quer repetir e superar a boa campanha que conseguiu em Roland Garros no ano passado. Ela foi semifinalista do torneio realizado na França, perdendo para a número um do mundo Iga Swiatek.
Com moral após vencer o torneio de duplas no WTA 500 de Adelaide, Bia quer se destacar no individual. Uma boa atuação pode colocá-la dentro do top 10 do ranking mundial.
— Acredito que Bia Haddad é a favorita no duelo. Porém, ela vai enfrentar uma atleta que está em ascensão no tênis mundial, por isso é preciso ter cuidado. Mas acho que a Bia pode ir longe neste torneio.— afirma André Ghem, comentarista de tênis da ESPN.
Thiago precisa ser zebra
A situação de Thiago Wild é complicada. Logo na primeira rodada, o brasileiro enfrentará o quinto melhor tenista do mundo, o russo Andrey Rublev. O duelo começará no sábado (13), às 23h15min (horário de Brasília).
O jovem de 23 anos entrou pela primeira vez de forma direta em um Grand Slam, ou seja, não precisou passar pelo qualificatório. No entanto, por estar longe dos melhores colocados no ranking acaba tendo mais chances de enfrentá-los no início dos torneios.
— O Rublev é um grande jogador, mas eu estou treinando bem e acredito que posso fazer um bom jogo. O importante é jogar o meu melhor e acreditar — disse o paranaense após descobrir quem seria seu adversário no Australian Open.
Sua última participação em Grand Slam foi em Roland Garros em 2023. Thiago chegou até a terceira rodada, sendo eliminado pelo japonês Yoshihito Nishioka. A expectativa para o Aberto da Austrália, entretanto, é baixa.
— O Thiago Wild jogará contra o Rublev, que é dos 10 melhores tenistas do mundo, atualmente. Ele foi campeão em Hong Kong na primeira semana do ano, ou seja, vem de título, vem embalado. Será uma parada duríssima, mas o Thiago tem condições, pois no tênis há muitos detalhes a serem considerados — afirma André Ghem.