O tão aguardado retorno de Rafael Nadal aos principais torneios do mundo aconteceu neste terça-feira (2) no ATP 250 de Brisbane, na Austrália. O tenista de 37 anos já havia participado de um jogo de duplas, na mesma competição, mas a expectativa estava em sua volta aos duelos de simples.
Sem atuar desde 16 de janeiro do ano passado, quando se contundiu na segunda rodada do Aberto da Austrália, o espanhol deu mostras de estar plenamente recuperado. O ex-líder do ranking mundial, que hoje ocupa uma modesta 672ª posição encarou um velho conhecido, o austríaco Dominc Thiem e acabou se impondo em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/1, em 1h29min de partida.
O resultado ainda rendeu uma nova marca para o "Touro Miúra". Agora ele soma 1.069 vitórias e é o quarto maior vencedor de jogos na história da ATP, superado pelo norte-americano Jimmy Connors (1.275), o suíço Roger Federer (1.245) e o sérvio Novak Djokovic (1.084).
— Obrigado a todos pela torcida e pelas mensagens de apoio nesse tempo (de recuperação). Sempre tive grandes momentos na Austrália. Sinceramente não estava pensando neta marca. Na hora (do jogo) eu só queria voltar a competir em alto nível e o que me deixa mais feliz é que consegui vencer e vou poder jogar a próxima rodada— disse Nadal na entrevista realizada em quadra.
Seu próximo rival sairá do confronto entre o russo Aslan Karatsev e o australiano Jason Kubler.