O russo Daniil Medvedev, número três do mundo, derrotou o polonês Hubert Hurkacz em cinco sets nesta quarta-feira (24), com parciais de 7/6 (7/4), 2/6, 6/3, 5/7 e 6/4, e se classificou para as semifinais do Australian Open pela terceira vez em oito participações.
Em meio ao calor intenso, Medvedev, o vice-campeão das edições de 2021 e 2022, precisou de quase quatro horas para eliminar seu adversário, número 9 do mundo, que cometeu 58 erros ao longo da partida.
Nas semifinais, o russo vai enfrentar o alemão Alexander Zverev, que eliminou o espanhol Carlos Alcaraz, valendo uma vaga na grande final de domingo (28).
— Estou tão destruído agora. Sinceramente, notei isso fisicamente já no final do segundo set e disse a mim mesmo para aguentar — admitiu Medvedev após a partida. — No quarto set não tinha mais concentração e tive que tentar dar o meu melhor (...) estou feliz por ter conseguido vencer assim — completou.
A partida colocou frente a frente o polonês, um dos tenistas com melhor serviço do circuito, com o russo, que provavelmente tem uma das melhores devoluções do fundo da quadra.
Medvedev mostrou isso logo no início e partiu para o ataque, conseguindo quebrar o saque na primeira oportunidade que teve, mas Hurkacz se controlou e empatou o set, que acabou sendo decidido no tie break.
Irritado com o revés, o polonês se impôs no segundo set, quebrando o serviço do adversário e repetindo o feito pouco depois para vencer a parcial. Com a partida empatada, Hurkacz cometeu uma dupla falta incomum que deu a Medvedev uma quebra decisiva no terceiro set.
O quarto set parecia seguir o mesmo rumo, com uma quebra do russo logo no início. Mas Medvedev vacilou na reta final e acabou cedendo o set. O momento crucial do jogo ocorreu quando a quinta parcial estava empatada em 3 a 3: Hurkacz errou um backhand e teve seu serviço quebrado por Medvedev, que a partir dali se manteve firme até garantir a vitória.