Como de costume em todas as edições, a Copa São Paulo mostra ao Brasil diversos nomes inusitados de jovens jogadores. Nesta quinta-feira (4), O Sport venceu o Cruzeiro-AL por 1 a 0, mas o que mais chamou a atenção na partida, antes mesmo do apito inicial, foi o apelido do camisa 18 do time alagoano: Mbappé da Shoppe.
O atleta se chama Kelvin Mychael e tem 17 anos. Atua como meia e entrou no decorrer do segundo tempo da partida. Em entrevista coletiva ao final do confronto, falou sobre o apelido e comparação com Kylian Mbappé, craque do PSG e da seleção francesa.
— Sou fã do Mbappé, sim. A fisionomia parece, o jeito de jogar também. Desde o começo do ano quando eu entrei os cara já começaram a me chamar assim — disse o jogador, se referindo ao início do ano como, na verdade, de 2023, e não o atual que acabamos de entrar.
O nome Shoppe é uma referência — com diferenciação na escrita — à Shopee, loja online que tem produtos consideravelmente mais baratos.
Segundo o ge.com, os apelidos criativos impulsionaram as redes sociais do Cruzeiro alagoano. A escalação da equipe para o jogo repercutiu, não só pelo Mbappé da Shoppe, mas também por outros nomes, como Wallismar Pistoleiro.
A Copinha tem inúmeros apelidos diferentes nesta edição, como GZH trouxe em dezembro de 2023. Na ocasião, os nomes do Cruzeiro-AL não haviam sido divulgados pelo perfil oficial da competição. Isso aconteceu porque não existia a certeza de que o time sub-20 conseguiria viajar à São Paulo. Faltava dinheiro.
Para ter condições de descer o mapa do país, o time fez uma rifa de apenas 10 centavos, que ajudou a conseguir recursos para disputar a Copinha neste ano.