Aos 33 anos, o volante Michel não sabe se poderá voltar a jogar futebol. Após rescindir com o Grêmio, em julho de 2022, o volante assinou com o Operário-PR. Convivendo com dores no joelho esquerdo, decidiu deixar o clube paranaense um mês depois. Desde 2017, o jogador já fez sete cirurgias no joelho e, neste período, conviveu com muitas dores.
Em entrevista ao "Charla Podcast", no Youtube, Michel revelou que, em 2020, após jogar no Vasco, tentou cometer suicídio.
— Eu fui para o Vasco em 2020 por opção minha, emprestado pelo Grêmio. Já vinha com problema de cabeça de não conseguir jogar. Voltei a treinar bem no Grêmio e conversei com o Renato. Ele aceitou me liberar, disse que eu precisava jogar. Quis ficar perto da família no Rio. Achei que seria a melhor opção. Foi a mesma coisa. Sete jogos, muita dor, não aguentava mais jogar e fiz outra cirurgia. Rescindi o contrato com o Vasco e fiquei em casa até pela pandemia. Começou a vir problema no casamento, na família e a cabeça explodindo. Preciso contar para todo mundo que são momentos que existem na vida do jogador. Em 2020, eu decidi tirar a minha vida. Por causa do futebol, eu decidi isso. Eu não conseguia mais jogar.
O meio-campista, atualmente sem clube, ainda disse que vários outros jogadores também passam por essa situação, principalmente por problemas envolvendo o futebol.
— Não conseguia jogar, não conseguia sair de casa. Teve fatos de tentar se cortar, de querer se matar. Eu sei que é forte, mas é a realidade. Não sou só eu que passo. Não fui o primeiro e não sou o último — afirmou.
Antes de encerrar o vínculo com o Grêmio, Michel foi emprestado para Fortaleza e Vasco. Em nenhuma das equipes, conseguiu atingir a marca de 10 partidas disputadas. Sobre o futuro, afirma que ainda tem o desejo dar prosseguimento na carreira.
— Escolhi morar em Porto Alegre e conheci um médico que fez um tratamento que o Rodrigo Dourado, que era do Inter, também fez. Hoje estou bem, consigo fazer todos os movimentos, a ideia é voltar a jogar — finalizou.
No Grêmio, foram 114 jogos e oito gols. Além disso, venceu a Libertadores de 2017, a Recopa Sul-Americana de 2018 e dois Campeonatos Gaúchos.
Procure ajuda
Caso você esteja enfrentando alguma situação de sofrimento intenso ou pensando em cometer suicídio, pode buscar ajuda para superar este momento de dor. Lembre-se de que o desamparo e a desesperança são condições que podem ser modificadas e que outras pessoas já enfrentaram circunstâncias semelhantes.
Se não estiver confortável em falar sobre o que sente com alguém de seu círculo próximo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV (cvv.org.br) conta com mais de 4 mil voluntários e atende mais de 3 milhões de pessoas anualmente. O serviço funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados), pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil (confira os endereços neste link).
Você também pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192, ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado. A lista com os endereços dos CAPS do Rio Grande do Sul está neste link.