No dia 15 de janeiro de 2024 vai ocorrer a cerimônia do Fifa The Best 2023. A entidade revelou nesta sexta-feira (8) a data do evento, o qual será realizado em Londres, na Inglaterra.
O evento premia os melhores jogadores e nomes do mundo do futebol de acordo com os critérios da Fifa. Os indicados ao prêmio foram anunciados em setembro, sem nenhum brasileiro na lista.
Os concorrentes ao prêmio de melhor jogador do mundo conta com seis jogadores do Manchester City — campeões da Champions League —, incluindo Haaland e De Bruyne. Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Messi, ex-PSG e atualmente no Inter Miami também estão na briga.
Entre as mulheres, estão no páreo Aitana Bonmatí, Jenni Hermoso e Salma Paralluelo, todas campeãs da Copa do Mundo Feminina com a Espanha.
O único brasileiro que figura em uma lista técnica é o goleiro Ederson, do City. Ele foi indicado ao prêmio de melhor goleiro do mundo e concorre com Bono, ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal, Courtois, do Real Madrid, Onana, ex-Inter de Milão e atualmente no Manchester United, e Ter Stegen, do Barcelona.
O The Best 2023 tem um período de avaliação mais curto para os homens: de 19 de dezembro de 2022 — dia seguinte à final da Copa do Mundo no Catar — a 20 de agosto de 2023. Para as mulheres, manteve-se o período usual de cerca de um ano: de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, data da final da Copa do Mundo Feminina.