O Brasil chegou ao Chile buscando manter a vice-liderança do quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos e tentar quebrar os recordes de ouros (54) e de pódios (169). Ambos os números foram registrados em Lima em 2019. E na sexta-feira (3), a ginástica rítmica assegurou o 55º ouro e, após o atletismo, o Time Brasil terminou o dia com 165 medalhas, ficando a quatro de igualar - e cinco de superar - a marca.
A medalha 170 saiu na manhã deste sábado (4) com Filipe Otheguy no frontball da pelota basca. Antes dele, Isaquias Queiroz (canoagem), o revezamento misto da marcha e a ginástica de trampolim igualaram as 169 conquistas de quatro anos atrás.
A 170ª medalha
O atleta Filipe Otheguy, de 32 anos, nascido em Biarritz, na França, região com influência basca, venceu na disputa da medalha de bronze o argentino Nicolás Comas por 2 a 0 (12/8 e 12/2), após 68 minutos de confronto. Com o resultado, Otheguy repetiu o pódio dos Jogos de Lima.
— Pra mim é muito importante porque é a segunda, depois de Lima. Espero que essa medalha faça as pessoas quererem jogar a pelota basca no Brasil — disse Filipe em bom português, mas não escondendo o sotaque francês.