Morreu, nesta quinta (23), aos 94 anos, o treinador de futebol Rubens Minelli. De acordo com o jornalista José Calil, Minelli estava internado há cerca de um mês para tratar uma infecção urinária e não resistiu.
Minelli comandou o Inter entre 1974 e 1976, e o Grêmio em 1985, 1988 e 1989. No Colorado, ele obteve 153 vitórias e 44 empates em 217 partidas. No Tricolor, foram 97 jogos, com 52 vitórias, 29 empates e 16 derrotas.
O futebol brasileiro perde um revolucionário
CONFIRA NA COLUNA
O treinador paulista foi o primeiro técnico tricampeão brasileiro antes da unificação dos títulos por parte da CBF.
Ele conquistou o campeonato nacional com o Inter, em 1975 e 1976, e com o São Paulo, em 1977. Antes disso, havia comandado o Palmeiras em 1969, na conquista do então Torneio Roberto Gomes Pedrosa — ao todo, teve três passagens pelo Palmeiras e foi o quinto maior comandante: 253 jogos.
Rubens Minelli, um visionário injustiçado
CONFIRA NA COLUNA
Em seu perfil no X (antigo Twitter), o Inter lamentou a morte de seu histórico treinador:
O Grêmio também lamentou a morte de Minelli:
Em 2020, Minelli concedeu entrevista ao "Cardápio de Domingo", da Rádio Gaúcha, e recordou detalhes da primeira vez que um clube do Estado conquistou o Brasileirão.
— Praticamente, demos vida ao futebol gaúcho com aquela conquista. A equipe era muito boa, tinha jogadores individualmente maravilhosos e um jogo de conjunto muito bem executado. Chegou aonde chegou por todos estes fatores — comentou o ex-treinador.
— Era orgulho para gaúchos e mineiros, porque deixaram o eixo Rio-São Paulo de fora da final do Brasileiro. Eram, de fato, as melhores equipes do Brasil. Mas nós tivemos a felicidade de ganhar o jogo e chegamos à conquista de um título inédito para o futebol gaúcho — completou.
Trajetória de Minelli
Nascido em dezembro de 1928, Minelli começou a carreira como atacante do Ypiranga, de São Paulo. Passou, ainda, por Nacional, São Paulo, Taubaté e São Bento antes de iniciar a bela carreira de treinador no América de São José do Rio Preto em 1963, no qual ganhou a Série A2.
Ele começou a escrever seu nome como um dos gigantes do País na beira do gramado no Palmeiras, em 1969, quando conquistou seu primeiro título importante, o Troféu Roberto Gomes Pedrosa, hoje contado como um Brasileirão. Ficou no alviverde até 1971.
Em 1974 foi anunciado no Inter e nas duas temporadas seguintes chamou atenção por montar um dos melhores esquadrões colorados da história, no qual ganhou os Brasileiros de 1975 e 1976. Ainda foi tricampeão gaúcho pelo Colorado.
Minelli deixou o Sul para desembarcar no São Paulo em 1977. De volta a uma casa na qual atuou como jogador, chegou ao tri nacional erguendo o troféu do Brasileirão daquele ano. Ganharia o mundo ao ser campeão no Al-Hilal, antes de dar alegrias a novas torcidas nacionais: Atlético-MG, Grêmio e Paraná.