Durante o domingo da Semana 10 da NFL, o equilíbrio foi um fator visto em quase todos os jogos. Foram 10 partidas terminadas com diferença de uma posse de bola, além de jogadores que tiveram atuações memoráveis para ajudar suas franquias.
A rodada começou na quinta-feira (9), com o brasileiro Cairo Santos sendo fundamental na vitória do Chicago Bears contra o Carolina Panthers. Já no domingo, pela manhã, ocorreu o último duelo da Liga fora dos Estados Unidos. Foram três partidas na Inglaterra e duas na Alemanha. Em Frankfurt, o Indianapolis Colts superou o New England Patriots por 10 a 6.
A partir do primeiro horário da tarde, os jogos começaram a ficar mais disputados e com qualidade elevada.
Houston Texans de C.J. Stroud
Após 10 rodadas disputadas da NFL é possível chamar o Houston Texans de "franquia do C.J. Stroud". O quarterback novato vem tendo atuações como se estivesse na Liga há anos e ajudando sua equipe a conseguir vitórias até então inesperadas.
Em um confronto contra o embalado Cincinnati Bengals, os Texans surpreenderam e venceram por 30 a 27. Stroud teve 356 jardas aéreas, lançou para um touchdown e correu para outro. O jovem passou confiança para o restante do time vencer uma partida difícil e fora de casa.
A defesa de Houston também teve méritos pelo resultados. Foram duas interceptações em cima de Joe Burrow, quarterback dos Bengals, o que ajudou a garantir o resultado. Os Texans seguem com chances de playoffs, pois estão com cinco vitórias e quatro derrotas na temporada.
Cincinnati tem a mesma campanha, mas a situação na sua divisão é mais delicada, pois os outros três adversários estão melhores.
Defesa dos 49ers reage
Depois de três derrotas seguidas, o San Francisco 49ers teve folga na última semana e retornou com um grande reforço na defesa. Chase Young chegou após troca com o Washington Commanders e ajudou a elevar uma talentosa unidade, mas que não vinha desempenhando bem.
No retorno da folga, os Niners enfrentaram o Jacksonville Jaguars e venceram por 34 a 3. Além da defesa, que conseguiu cinco sacks e duas interceptações em cima de Trevor Lawrence, o ataque também desempenhou bem.
Deebo Samuel retornou de lesão e marcou um touchdown, e o tight end George Kittle foi o principal destaque, com três recepções para 116 jardas e um touchdown. Os 49ers estão 6-3 e lideram a NFC Oeste. Os Jaguars têm a mesma campanha e seguem na frente na AFC Sul.
O retorno de Kyler Murray
Em dezembro de 2022, o quarterback Kyler Murray rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e desfalcou o Arizona Cardinals da reta final da última temporada até a Semana 9 da atual. Na décima rodada, após uma longa recuperação, ele voltou.
Não foi uma partida primorosa de Murray. Nenhum touchdown lançado, uma interceptação e claras dificuldades por conta da falta de ritmo. No entanto, algo que nunca faltou ao quarterback foi determinação. Mesmo com problemas, ele foi fundamental na vitória dos Cardinals por 25 a 23 contra o Atlanta Falcons.
Murray correu para um touchdown e conseguiu uma conversão na reta final da partida que foi importante para a virada acontecer. Mesmo com Arizona sem chances de brigar por playoffs, o quarterback precisa mostrar seu talento para seguir na franquia em 2024, evitando que os Cardinals busquem um novo jogador para a posição no próximo Draft.
Steelers e Vikings em alta
No início da temporada, poucos arriscariam que o Pittsburgh Steelers teria uma campanha positiva no atual momento. Após a Semana 10, a franquia chegou a sexta vitória, em nove jogos disputados, após vencer o Green Bay Packers por 23 a 19.
A defesa vem sendo o ponto forte desde o início, mas o ataque está contribuindo ao não entregar a posse de bola para o adversário com facilidade. Com essa forma de jogar, os Steelers podem chegar aos playoffs.
Outra equipe que está se encaminhando para a próxima fase da NFL é o Minnesota Vikings, que venceu o New Orleans Saints por 27 a 19. Uma franquia que vem sofrendo com lesões importantes, mas que está sabendo lidar com isso. Joshua Dobbs, que chegou para substituir o quarterback Kirk Cousins — com lesão no tendão de Aquiles —, venceu seu segundo jogo consecutivo.
Ele e todos os torcedores dos Vikings aguardam ansiosos pelo retorno de Justin Jefferson, um dos melhores wide receivers da NFL. O jogador está na fase final de recuperação de uma lesão no tendão da coxa e já foi liberado para voltar aos treinos. Minnesota está 6-4 e na cola do Detroit Lions na NFC Norte.
A coragem de Dan Campbell
O prêmio de treinador da temporada é sempre bastante disputado. No entanto, em 2023/2024 Dan Campbell, do Detroit Lions, surge como favorito. Sua equipe tem sete vitórias e duas derrotas e vem desempenhando bem.
Na Semana 10, os Lions enfrentaram o Los Angeles Chargers e venceram por 41 a 38, em um dos melhores jogos da rodada. Ambos os ataques jogaram bem, enquanto as defesas deixaram a desejar. Contudo, a figura de Campbell fez a diferença na reta final.
Restando menos de dois minutos para acabar e com o placar empatado, Detroit estava no campo de ataque em uma quarta descida para duas jardas. Na maioria das vezes, o treinador mandaria a equipe chutar um field goal para garantir a pontuação.
No entanto, Campbell decidiu ousar — como sempre desde que começou a treinar na NFL. Ao invés de chutar, ele mandou para campo em busca da conversão, o que manteria o time em campo podendo controlar o relógio, evitando que os Chargers tivessem chance de atacar e marcar pontos.
A jogada deu certo, os Lions deixaram o tempo correr até faltar três segundos. Em uma boa posição para chutar, Riley Patterson acertou o field goal de 41 jardas para garantir a vitória.
Resultados da Semana 10 da NFL
- Chicago Bears 16 x 13 Carolina Panthers
- New England Patriots 6 x 10 Indianapolis Colts
- Baltimore Ravens 31 x 33 Cleveland Browns
- Cincinnati Bengals 27 x 30 Houston Texans
- Jacksonville Jaguars 3 x 34 San Francisco 49ers
- Minnesota Vikings 27 x 19 New Orleans Saints
- Pittsburgh Steelers 23 x 19 Green Bay Packers
- Tampa Bay Buccaneers 20 x 6 Tennessee Titans
- Arizona Cardinals 25 x 23 Atlanta Falcons
- Los Angeles Chargers 38 x 41 Detroit Lions
- Dallas Cowboys 49 x 17 New York Giants
- Seattle Seahawks 29 x 26 Washington Commanders
- Las Vegas Raiders 16 x 12 New York Jets
- Buffalo Bills 22 x 24 Denver Broncos