Em sua terceira partida em casa pela Novo Basquete Brasil (NBB), o União Corinthians sofreu sua segunda derrota. Nesta quarta-feira (15), o time de Santa Cruz do Sul foi derrotado pelo São José (SP) por 78 a 74 e agora acumula quatro vitórias e três derrotas na temporada 2023-24. Com isso, está em nono lugar na classificação geral.
Após duas vitórias seguidas, sobre Brasília e Mogi, o time gaúcho entrou em quadra buscando manter o ritmo e até conseguiu ser superior no primeiro quarto, quando venceu por 22 a 20. Porém, a reação dos paulistas, que venceram a segunda em cinco partidas, começou no segundo período. Com um placar de 15 a 12, a equipe de São José dos Campos foi para o intervalo vencendo por 35 a 34.
Na volta para o segundo tempo, o União seguiu perdendo ritmo e acabou perdendo o terceiro quarto por 22 a 17, deixando a diferença crescer para seis (57 a 51). Nos 10 minutos finais, o time gaúcho tentou se recuperar e até venceu por 23 a 21, mas insuficiente para virar o marcador que terminou com quatro pontos (78 a 74) a mais para os paulistas.
Com 22 pontos, o ala norte-americano Duane Johnson, do União Corinthians, foi o cestinha da partida. A equipe gaúcha ainda contou com 13 do pivô André Coimbra e 10 do ala-pivô J.J. O pivô Renato Carbonari marcou 21 pontos, pegou sete rebotes e fez seis assistências para São José, que ainda teve 13 do armador Diego Figueredo.
Em outro jogo desta quarta, o Vasco da Gama (RJ) derrotou o Cerrado Basquete (DF) por 74 a 71, com destaque para o duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes do pivô Thiago Mathias e os 16 pontos do ala-pivô Rafael Paulichi.