Após diversos relatos de furtos e assaltos em Santiago durante a realização dos Jogos Pan-Americanos, foi a vez de a delegação brasileira ser alvo de criminosos na manhã desta quinta-feira (2). De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), duas pessoas foram presas por furtar itens da equipe. Os pertences foram recuperados e ninguém ficou ferido.
Conforme a nota divulgada pelo COB, dois homens cortaram a cerca que separa o prédio onde está hospedada a delegação brasileira e entraram no local. Eles teriam rasgado a parte lateral de uma das lonas onde ficam guardados equipamentos dos atletas, como uniformes, tênis e material de competição. Eles chegaram a fugir, mas a polícia chilena conseguiu encontrá-los e devolveu os materiais ao Time Brasil.
Este não foi o primeiro caso de tentativa de furto ou roubo durante a realização do evento. Há registro de pelo menos cinco casos de furto de jornalistas brasileiros. Além deles, as delegações de escalada do Brasil e de handebol da Argentina também foram roubadas em Viña Del Mar, cidade distante cerca de 120 quilômetros da capital Santiago.
Confira a nota do COB:
"A Missão Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 foi informada no início da manhã desta quinta-feira (2) que duas pessoas acabaram presas após furtarem itens do enxoval da delegação nacional no depósito montado junto ao prédio que hospeda o Brasil na Vila Pan-Americana. Tão logo receberam o aviso, dois dos líderes da operação brasileira se encaminharam a delegacia para registrar boletim de ocorrência, acompanhar os procedimentos e reaver o material — que foi integralmente recuperado graças à rápida intervenção da polícia chilena.
De acordo com os policiais, o incidente se deu por volta de 5h, quando os dois invasores arrebentaram a cerca que protege a Vila Pan-americana e fizeram um corte na tenda onde a Missão Brasileira distribui e estoca uniformes para toda a delegação. Nenhum integrante da equipe brasileira foi ferido.
Ao longo dos Jogos Pan-Americanos, a equipe de uniformes da Missão Brasileira em Santiago 2023 organizou a montagem e a distribuição de mais de mil malas para a delegação. Como a chegada dos últimos integrantes da Missão ocorreu nesta quarta-feira (1º), o Comitê Olímpico do Brasil já dará inicio a operação de empacotamento dos materiais e transferência para retorno ao Brasil."