O tênis de mesa se despediu dos Jogos Pan-Americanos de Santiago como campeão. Neste domingo (5), o Brasil conquistou a medalha de ouro por equipes masculinas, ao vencer o Canadá por 3 a 1 na final. Este foi o oitavo título masculino de equipes do país na história do evento.
Na decisão, Vítor Ishiy e Eric Jouti abriram a série contra Siméon Martin e Eugene Wang, com bela vitória por 3 a 0 (11/9, 11/5 e 11/6). Na sequência, Hugo Calderano superou Edward Ly em quatro sets, parciais de 10/12, 11/0, 11/5 e 11/4.
Eric Jouti voltou à mesa contra Eugene Wang, que venceu o brasileiro por 3 a 0 (11/9, 11/8 e 12/10). No duelo entre Hugo Calderano e Siméon Martin, melhor para o carioca, que fez 11/6, 11/9 e 11/7.
— Estou muito feliz em conseguir essa última medalha de ouro para o Brasil, no último dia. Tenho certeza de que eles (Ishiy e Jouti) também estão muito felizes. Não é uma competição fácil, tem muitas equipes com um nível muito elevado. Principalmente ontem, na semifinal, foi uma briga até o fim contra a Argentina, mas acho que todo mundo conseguiu trazer o melhor pra equipe e a gente conseguiu lutar até o final para trazer esse ouro — comemorou Calderano, que no Pan conquistou o tricampeonato de simples e acabou sendo eleito o prta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento, ao lado da ginasta Nicole Pircio.
O tênis de mesa brasileiro encerrou o Pan de Santiago com dois ouros, quatro pratas e um bronze.