O sábado (7) foi de Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Juliano lotado, em Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos. A cidade gaúcha recebe neste final de semana, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Muay Boran. Cerca de 250 atletas de 14 Estados estão no Rio Grande do Sul até este domingo (8), com lutas que começam às 8h e seguem durante todo o dia.
No mesmo local, em paralelo ao evento, ocorre também a primeira edição do Brasileiro de KickBoxing, organizado pela Liga Brasileira de KickBoxing Tradicional (LBKBT). A escola, no bairro Lomba da Palmeira, reúne os campeões estaduais de diversas categorias. Os melhores, nas categorias feminina e masculina, representarão o Brasil na disputa do mundial dessas modalidades, que será realizado de 2 a 5 de fevereiro, em Bangcoc, na Tailândia.
Técnico da equipe gaúcha Thai Force/Sombra Team, Ítalo Martins ainda estava com a voz rouca de tanto orientar os seus cinco atletas, quatro masculina e uma feminina, durante o sábado. A lutadora Ana Carine, categoria até 60 quilos, nocauteou a adversária em menos de 20 segundos, consagrando-se campeã gaúcha. João Magalhães, 14 anos, também foi campeão brasileiro, na categoria até 60 quilos.
— Tivemos apenas um revés, mas o evento está muito bom, som, luz, dois ringues. Tomara que amanhã continue assim — projeta Martins, que ainda terá o atleta Evandro Salgado, categoria 81 quilos, na disputa do título neste domingo.
Diretor da equipe Federação Mato-Grossense de Muay Thai, Beto Corrêa revelou que a delegação de 36 pessoas, dos quais 22 são atletas, viajou por 36 horas até a cidade gaúcha para o evento.
— Disputamos 12 lutas e tivemos seis ouros e seis pratas. Foi maravilhoso. Ano que vem, será a nossa vez de sediar o evento, esperamos que seja tão bom quanto a edição de 2023. O esporte molda o caráter da pessoa, parabéns aos organizadores — saudou.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e Muay Boran (CBMB), Alexandre Carneiro, o evento chega à décima edição conquistando a maturidade dos praticantes do esporte.
— Estamos construindo histórias dentro dessa modalidade que tanto amamos.
Também conhecido como boxe tailandês, a arte marcial é chamada de “luta das oito armas”, em referência às partes do corpo responsáveis pelos golpes - dois cotovelos, dois punhos, dois joelhos e a combinação de canelas e pés.
O evento, que continua neste domingo, é organizado pela CBMB, Federação Gaúcha de Muay Thai e Muay Boran (FGMM) e Associação Gaúcha de Artes Marciais (Agam), com apoio da prefeitura de Sapucaia do Sul.