Adeus ao sonho do acesso à Série B. Neste domingo (8), o São José empatou em 0 a 0 com o Brusque, no Estádio Augusto Bauer e seguirá na Série C em 2024. A equipe da Zona Norte de Porto Alegre precisava de uma vitória contra o clube catarinense e um empate entre Operário e São Bernardo (o jogo terminou 1 a 0 para o Operário) para confirmar a classificação para a segunda divisão nacional, o que não aconteceu.
O Brusque já estava confirmado na Série B de 2024. O segundo classificado do Grupo A é o Operário, que venceu o São Bernardo por 1 a 0 em Ponta Grossa. Os clubes se juntam a Amazonas e Paysandu, que conquistaram o acesso no sábado (7).
Gramado encharcado
Por conta das chuvas que atingiram Brusque e a região Metropolitana do Vale do Itajaí nos últimos dias e neste domingo, o gramado do Estádio Augusto Bauer estava encharcado e pesado. Por conta disso, as equipes precisaram mudar a postura tática, visto que a bola ficava muito tempo parada no mesmo lugar. Assim, as jogadas aéreas tomaram conta da partida e ninguém conseguiu criar oportunidades efetivas de chegar ao ataque.
Além disso, o nervosismo por conseguir um acesso inédito à Série B atrapalhou o São José, que viu o Brusque ter mais controle do jogo e escanteios.
Depois de diminuir as chegadas dos donos da casa, o Zeca encontrou a melhor opção de chegar ao gol e criou chances de abrir o marcador. Aos 21 minutos, Thayllon cruzou na área e Zé Andrade cabeceou na cara do gol para Ruan Carneiro defender e impedir o primeiro gol do jogo. Aos 38, novamente o camisa 11 chegou pela intermediária, chutando e obrigando o goleiro adversário a salvar outra jogada.
Nos instantes finais da primeira etapa, foi a vez de Fábio Rampi aparecer. Aos 41, Guilherme Queiróz finalizou pela esquerda e o arqueiro fez grande defesa. Depois, aos 43, em dois lances, o goleiro salvou os chutes de Jhemerson e Madison.
São José até tentou...
Na segunda etapa, o São José voltou com o mesmo time e tentou manter a postura de jogo que apresentou nos primeiros 45 minutos. O Brusque percebeu e tentou colocar a bola no chão, mesmo com a situação do gramado. Assim, trocou alguns passes e manteve a posse das ações ofensivas.
Aos nove, em jogada do time catarinense, Diego Tavares dominou na intermediária e avançou ao ataque, entretanto, a bola ficou travada no meio da água até a defesa do Zeca chegar para afastar o perigo.
Aos 17, Thiago Gomes fez três alterações no São José e tentou lançar o time para a área. Saíram Alessandro, Zé Andrade e Karl para a entrada de Gilvan, Dener e Lucas Sampaio. O camisa 9 virou referência no ataque, enquanto os dois alas procuravam fazer lançamentos longos para ele.
A primeira chegada da equipe gaúcha na etapa complementar foi aos 39, no cabeceio de Thiago Santos que parou nas mãos de Ruan Carneiro. E, na segunda finalização, no último lance do jogo, aos 51, o São José marcou com Lucas Sampaio, mas o VAR anulou. Assim, com o placar zerado, o clube da Zona Norte perdeu a oportunidade de subir para a Série B.
Próxima partida
Agora o São José volta à campo na quarta-feira (11), pela final da Copa FGF - Troféu Rei Pelé. A partida contra o São Luiz será às 19h, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí.