O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na esgrima, nesta segunda-feira (30), nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Os pódios vieram com Mariana Pistoia, no florete, e Alexandre Camargo, na espada.
A medalha de Mariana veio com ótima campanha na fase de poules, com quatro vitórias e uma derrota. Já nas rodadas decisivas, ela passou pela colombiana Tatiana Prieto, nas oitavas de final, e pela chilena Arantza Inostroza, nas quartas de final, ambas por 15 a 11. Na semifinal, foi dominada pela canadense Eleanor Harvey, superada por 14 a 4 e ficou com a medalha de bronze.
— Eu queria muito esta medalha. Foi um dia longo. Desde o começo, a poule já foi muito pegada. Tem de entrar ligado porque uma derrota pode custar a medalha. A concentração foi meu ponto forte. Joguei com a atleta da casa e tive que enfrentar muito barulho. Feliz em voltar pra casa com a medalha, mas gostaria, numa próxima vez, de ao menos ir à final — comentou a atleta do Grêmio Náutico União, que é atual número 53 do ranking mundial e, com isso, tem boas chances de ir para os Jogos de Paris em 2024.
Mariana ainda vai participar da competição por equipes. Nesta terça, quem vai entrar em ação é Guilherme Toldo, também do União, no florete masculino. Sua estreia será às 9h5min diante do chileno Gustavo Alarcón.