O Brasil colocou suas duplas nas semifinais do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta quarta-feira (25), Ana Patrícia/Duda e André Stein/George venceram as partidas de quartas de final e agora estão na disputa por medalhas.
A primeira vaga foi garantida pelas vice-campeãs mundiais Ana Patrícia e Duda, que seguem sem perder sets no Pan. Diante das peruanas Claudia Gaona/Lisbeth Alcca, elas se impuseram por 21/12 e 21/9 e agora vão enfrentar as norte-americanas Corinne Quiggle/Sarah Schermerhorn. A partida está marcada para às 18h desta quinta-feira (26). A outra vaga na decisão do ouro será definida entre as argentinas Ana Gallay/Fernanda Pereyra e as canadenses Melissa Humana-Paredes/Brandie Wilkerson.
— Conseguimos fazer um bom saque e uma boa virada no ataque, e isso foi muito importante no início do jogo, abrimos bem e fomos administrando aos pouquinhos. No segundo set, elas vieram mais fortes, mas a gente conseguiu de novo fazer um bom saque e bons ataques para abrir distância e finalizar em 2 a 0 — avaliou Duda.
André Stein e George, que perderam um jogo na fase eliminatória e por isso precisaram passar pelas oitavas de final, entraram em quadra para enfrentar os argentinos Nicolás e Tomás Capogrosso. Eles precisaram salvar dois match-points para vencer por 2 a 1, parciais de 21/17, 15/21 e 17/15, em 64 minutos de partida.
Nas semifinais, eles terão uma parada duríssima diante dos locais Esteban e Marco Grimalt. Os primos foram os porta-bandeiras da delegação do Chile na cerimônia de abertura do Pan e estão entre os principais do circuito mundial, assim como os brasileiros.
— Foi sofrido, mas o que vale realmente é avançar mais uma casa. A gente sabe que os jogos aqui não vão ser tranquilos. Tem o fator pressão, a gente conhece muito os outros times e eles conhecem muito a gente. Entramos a cada jogo para dar nosso máximo, sabendo que vai ser briga o tempo todo. Foi até um pouquinho mais. A gente está muito feliz de estar nessa semifinal e amanhã (quinta-feira) jogar mais — comentou George.
A outra semifinal será jogada entre cubanos Jorge Luis Alayo/Noslen Díaz e os norte-americanos Hagen Smith/Logan Webber.