O Brasil terá uma dupla nas quartas do Mundial masculino de vôlei de praia, que ocorre no estado mexicano de Tlaxcala. Nesta quarta (11), foram disputadas as partidas pela segunda fase: Pedro Solberg/Guto e Evandro/Arthur Lanci venceram seus jogos e agora irão se enfrentar nas oitavas de final. A será na quinta (12), em horário ainda a ser confirmado.
Após uma fase de grupos complicada, em que perderam duas das três partidas que disputaram, eles conseguiram se classificar como uma das quatro melhores duplas que terminaram em terceiro lugar. Pedro Solberg e Guto eliminaram os austríacos Robin Seidl e Moritz Pristauz, que estavam invictos, com parciais de 13/21, 21/15 e 15/11, em 53 minutos.
Com a vitória, eles ainda mantém esperanças de ficar com uma das duas vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A definição se dará pelo ranking mundial, em que os cariocas estão em 22º lugar e ocupam a quarta posição entre os brasileiros.
Em duelo 100% nacional, Evandro e Arthur Lanci, que vinham de duas vitórias e uma derrota na fase classificatória, tiraram a invencibilidade de Vítor Felipe/Renato e eliminaram os compatriotas ao marcarem 2 a 0, parciais de 30/28 e 21/16, após 54 minutos de partida.
O resultado ainda teve um componente extra, o da corrida olímpica, na qual as parcerias estão separadas por 340 pontos. Com a vitória, Evandro/Arthur Lanci deverão ampliar a diferença e se consolidarem como a segunda dupla do país.
Em terceiro no ranking mundial, George/André Stein fizeram uma péssima competição e foram eliminados ainda na fase de grupos, ao perderam as três partidas que disputaram.
Na história do Mundial masculino, o Brasil tem sete medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.