As tenistas brasileiras se destacaram nesta quarta-feira no WTA 1000 de Pequim. A dupla formada por Luisa Stefani e Ingrid Gamarra Martins avançou na chave de duplas, assim como a parceria composta por Bia Haddad Maia e pela russa Veronika Kudermetova. Elas alcançaram as quartas de final do torneio disputado na capital chinesa.
Ingrid e Luisa superaram as americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, cabeças de chave número dois do torneio, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2 e 10/5. Trata-se do melhor resultado de Ingrid em sua carreira.
— Foi uma partida de alto nível, perdemos o primeiro set no detalhe, mas estávamos fazendo as coisas certas. Era ter paciência, continuar fazendo o nosso. No segundo, conseguimos uma quebra de início, quebramos de novo e fechamos o set de forma agressiva, muito boa. No super tie-break mantivemos o nível, ficamos na frente, agressivas, fomos mais corajosas. Acho que merecemos — analisou Ingrid Martins.
Assim como Ingrid, Luisa Stefani exaltou o desempenho do time no super tie-break.
— Começamos com muita energia, elevamos muito o nível, salvamos alguns pontos muito bons, com bons reflexos, foi um baita tie-break. Assim que precisamos jogar para ganhar de uma dupla forte como a das norte-americanas. Muito feliz de passar para a próxima rodada— comentou a paulista.
Ela e Luisa, medalhista olímpica na Olimpíada de Tóquio, em 2021, vão enfrentar nas quartas alemã Laura Siegemund e a russa Vera Zvonareva, vice-campeãs do US Open e cabeças de chave número quatro em Pequim, que passaram pelas francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic por 7/6 (4) e 6/1
Em outra partida com o Brasil em quadra, Bia Haddad e Kudermetova atropelaram a ucraniana Nadiia Kichenok e a romena Monica Niculescu pelo placar de 6/0 e 6/3. Suas próximas adversárias serão a polonesa Magda Linette e a americana Peyton Stearns, que superaram as cabeças de chave 4, a canadense Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe por 6/2 e 7/6 (3).
Iga Swiatek segue firme em busca do bicampeonato
Atual número dois do mundo, a polonesa Iga Swiatek obteve vitória tranquila nesta quarta ao superar justamente Magda Linette na chave de simples, por duplo 6/1. A adversária da segunda cabeça de chave nas quartas de final ainda não foi definida.
Já a quarta pré-classificada do torneio, a americana Jessica Pegula se despediu da competição ao ser batida pela letã Jelena Ostapenko (13ª) por 6/4 e 6/2. Na sequência, a campeã de Roland Garros de 2017 enfrentará a russa Liudmila Samsonova, que despachou a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4, 6/7 (4) e 7/5.
Em outro jogo do dia, a casaque Elena Rybakina (5ª) superou a russa Mirra Andreeva por 2/6, 6/4 e 6/1. A campeã de Wimbledon no ano passado enfrentará nas quartas de final quem passar do duelo entre a bielorrussa Aryna Sabalenka e a italiana Jasmine Paolini.