Parte da Champions League como nos acostumamos a ver não existe mais. A outra parte será vista pela última vez em 1º de junho de 2024, quando a edição que começa nesta terça-feira (19) chegará ao fim no emblemático estádio de Wembley, em Londres.
Um portal ficou aberto entre 16 de setembro de 2003 e 8 de março deste ano. A primeira data marca a estreia de Cristiano Ronaldo na competição. A segunda refere-se à despedida de Lionel Messi do torneio. Durante esses 20 anos os dois comandaram o futebol europeu. Juntos somam nove títulos e 269 gols.
Pentacampeão, Cristiano Ronaldo viveu dias de glórias no Manchester United e no Real Madrid, marcando 140 gols, recorde histórico do torneio. Com quatro títulos pelo Barcelona, Messi foi às redes 129 vezes e encerrou sua participação com a camisa do PSG.
Da capital francesa vem um dos candidatos a assumir o trono de craque máximo da Champions. Sem a companhia do argentino e de Neymar, Kylian Mbappé carregará o peso da responsabilidade de fazer os milhões de dólares investidos no clube se transformarem no título mais cobiçado da Europa. Ele estreia hoje contra o Borussia Dortmund, em jogo pelo Grupo F, às 16h.
A taça ainda intocável para o francês passou pelas mãos de Erling Haaland. A máquina de fazer gols norueguesa ajudou o Manchester City, de Pep Guardiola, a erguer o troféu na edição passada. Ele é a maior ameaça ao recorde de gols de Cristiano Ronaldo. São 35 em 30 jogos disputados. Média de 1,1 por partida. Índice alto até mesmo para o português, que uma teve média de 0,7 gol a cada 90 minutos no torneio.
A busca pelo bi começa hoje. Em Manchester, o City recebe o Estrela Vermelha, a partir das 16h
O brasileiro Vinícius Junior fecha a trinca de candidatos. Já campeão com o Real Madrid, ele vai para a sua segunda temporada como o principal jogador do clube. O primeiro desafio merengue será o Union Berlin, às 13h45min. Com uma lesão muscular, o brasileiro será desfalque.
Regulamento mudará na temporada 2024/2025
O tradicional regulamento de oito grupos com quatro clubes com os dois primeiros avançado aos mata-matas faz a sua despedida. A partir da próxima temporada a Champions passará a contar com 36 equipes na fase inicial e adotará o chamado "modelo suíço" com um grupo único para definir os classificados.
Os oito primeiros colocados vão direto para as oitavas de final. Quem ficar entre a nona e a 24ª posição na tabela geral vai encarar um playoff com oito vagas.
Para definir os adversários de cada equipe, elas serão divididas em quatro potes. Cada clube enfrentará dois adversários de cada pote em jogos em casa e fora.
Então, prepare-se, a Champions como conhecemos começa a terminar hoje.
Horários e onde assistir aos jogos da Champions League
Terça-feira (19)
- Milan x Newcastle - 13h45min (TNT e HBO Max)
- Young Boys x RB Leipzig - 13h45min (HBO Max)
- PSG x Borussia Dortmund - 16h (TNT e HBO Max)
- Shakhtar Donetsk x Porto - 16h (HBO Max)
- Manchester City x Estrela Vermelha - 16h (HBO Max)
- Lazio x Atlético de Madrid - 16h (HBO Max)
- Barcelona x Real Antwerp - 16h (HBO Max)
- Feyenoord x Celtic - 16h (HBO Max)
Quarta-feira (20)
- Real Madrid x Union Berlin - 13h45min (TNT e HBO Max)
- Galatasaray x Copenhague - 13h45min (HBO Max)
- Bayern de Munique x Manchester United - 16h (TNT e HBO Max)
- Benfica x RB Salzburg - 16h (HBO Max)
- Braga x Napoli - 16h (HBO Max)
- Arsenal x PSV - 16h (HBO Max)
- Sevilla x Lens - 16h (HBO Max)
- Real Sociedad x Inter de Milão - 16h (HBO Max)