Acostumado a fazer história no salto com vara, o sueco Armand Duplantis voltou a quebrar o recorde mundial da prova, na noite de domingo (17). O atleta de 23 anos registrou a marca de 6,23 metros na etapa final da Diamond League, principal circuito de atletismo do mundo, em Eugene, nos Estados Unidos.
Foi a sétima vez que Duplantis quebrou o recorde da prova, a segunda em menos de um ano. A marca anterior havia sido registrada por ele mesmo em fevereiro, na França. Na ocasião, saltara 6,22m. Em julho do ano passado, ele registrada 6,21m, em outro recorde, que se tornou rotina para o sueco.
— Eu apenas olhei para cima e barra ainda estava lá — celebrou o sueco, ao confirmar o novo recorde. De quebra, faturou o Diamond Trophy, pelo resultado geral na temporada da Diamond League, pela terceira vez na carreira.
Após ver a confirmação do novo feito, o atual campeão olímpico foi abraçado pelos adversários da prova.
— Não somos apenas concorrentes, somos realmente irmãos e nos divertimos muito juntos. Vê-los me abraçar assim depois de dar um salto, quebrando um recorde mundial, me deixa muito grato. Eu simplesmente me sinto muito grato — comentou Duplantis.
A etapa final da Diamond League ainda contou com o recorde mundial da etíope Gudaf Tsegay nos 5.000 metros. Ela marcou 14min00s21. A corredora da Etiópia, de 26 anos, superou o recorde, de 14min05s20, que pertencia à queniana Faith Kipyegon desde o início do ano.
Nos 400 metros com barreiras, no sábado, o brasileiro Alison dos Santos finalizou em quarto lugar. O vencedor foi o americano Rai Benjamin, com 46s39, recorde da competição. O campeão olímpico e mundial, o norueguês Karsten Warholm terminou em segundo, com 46s53.