A Associação Gaúcha de Futebol para Cegos (Agafuc) está na final do Campeonato Brasileiro de Cegos. E a confirmação da vaga na decisão foi em grande estilo, superando o Apace, da Paraíba, atual campeão da competição. Depois de um empate no tempo normal, o time gaúcho venceu nos pênaltis, por 3 a 2, com grande participação do goleiro Felipe Tolfo.
Léo, Bill e Coki Padilha converteram as cobranças. O goleiro Luan e o ala Ricardinho, lesionados, foram desfalques. A equipe que ficará com a taça será conhecida neste domingo (17), às 10h, quando a Agafuc irá enfrentar a AMC, de Mato Grosso, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com transmissão do SporTV 5.
— Foi um jogo muito difícil, no qual as duas equipes tentavam atacar. Muita gente nos perguntava como seria sem Luan e Ricardinho, mas também não podemos esquecer que a Agafuc conta com dois argentinos que foram campeões do mundo nesta temporada. Todos fizeram uma grande partida e isso mostra que o nosso elenco tem muita qualidade — destacou o técnico Rafael Astrada.
Fundada em novembro de 2010, a Agafuc está localizada na cidade de Canoas. Referência no país, soma cinco títulos do campeonato nacional.
— Enfrentaremos uma equipe que se defende muito bem, mas vamos fazer de tudo para tentar levar o sexto título brasileiro — projetou Astrada.