Depois de eliminar a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, na semifinal, a americana Coco Gauff sagrou-se campeã do WTA de Cincinnati, nos Estados Unidos, neste domingo (20), ao derrotar a tcheca Karolina Muchová, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em jogo que teve 1h56min de duração.
Com o título, Gauff assumirá a sexta colocação do ranking mundial nesta segunda. Aos 19 anos e 160 dias, a jogadora nascida em Atlanta a se torna a mais jovem a vencer o torneio americano. Já Muchová, apesar da derrota, vai pular para a décima posição do mundo.
Sob calor intenso, que causou o mau estar de um espectador, o primeiro set foi repleto de quebras de serviço. Foram cinco no total, com vantagem para Gauff, que conseguiu somar três para vencer por 6/3.
O segundo set também foi bastante disputado. Gauff abriu vantagem com 5 a 2, com quatro games conquistados na sequência, graças a duas quebras de serviço da checa. Muchova reagiu, devolveu uma quebra e só foi ser derrotada no décimo game.
Esta foi a primeira conquista de Coco Gauff no circuito da WTA em sua segunda final. A anterior havia sido a decisão de Roland Garros em 2022.