Foi no sufoco, mas o Brasil conseguiu vencer a Costa do Marfim na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo de basquete e garantiu classificação para os próximos dois jogos na competição. Os 89 a 77 fizeram com que a seleção comandada por Gustavo Conti agora avance para enfrentar Letônia e Canadá, que se classificaram no Grupo H. A Espanha também passou para a próxima fase.
Os brasileiros voltam à quadra na sexta-feira, às 10h30min, contra o Canadá. Na primeira fase, foram duas vitórias (Irã e Costa do Marfim) e uma derrota (Espanha).
Desde 2016 fora das Olímpiadas, o Brasil também busca uma vaga em Paris. Para as Américas, serão distribuídas dois lugares na competição e ficarão com as duas equipes de melhor campanha na Copa. O Brasil está na briga com Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e República Dominicana, que seguem vivos na competição.
O jogo brasileiro foi de altos e baixos e as mudanças no placar refletiram isso. Os africanos passaram quase todo primeiro quarto na liderança nos pontos. O Brasil conseguiu passar à frente no marcador em duas oportunidades, mas foi a Costa do Marfim que acabou o quarto liderando —25 a 23.
A recuperação brasileira teve nome e sobrenome em Jacarta, na Indonésia. Yago Mateus conduziu a equipe para a virada no placar. Depois de empatar em 30 a 30, o camisa 2, com uma cesta e uma bola de três, virou para 39 a 35. A partir daí, o Brasil não largou mais a vantagem no marcador. No fim, vitória brasileira no segundo período por 50 a 46.
No terceiro quarto, a vantagem brasileira acabou em cinco pontos. No entanto, os 12 minutos foram marcados pela ausência de Yago que sentiu dores no joelho direito, mancou em quadra quando a posse de bola era dos marfinenses, foi atendido e seguiu para o banco de reservas.
O autor de um duplo-duplo (24 pontos e 12 assistências) retornou à quadra apenas para o último quarto. A 1m50s, em sua sexta bola de três em seis arremessos, ele fez 85 a 74. Era o suficiente. Com 89 a 77, o Brasil garantiu-se na próxima fase da Copa do Mundo.