Não deu para o brasileiro Esquiva Falcão. Na decisão do título mundial dos pesos-médios (até 72,6kg), disputada neste sábado (1º), em Wuppertal, na Alemanha, o capixaba de 30 anos não só perdeu sua invencibilidade de 30 lutas, como não conseguiu conquistar o cinturão da Federação Internacional de Boxe (IBF). Vice-campeão olímpico em Londres-2012, Esquiva foi dominado pelo alemão Vincenzo Gualtieri, que venceu por decisão unânime dos árbitros (116 x 110, 117 x 109 e 116 x 110).
Gualtieri agora soma 21 vitórias e um empate em 22 combates, e segue com cartel invicto. O alemão tem sete vitórias por nocaute. Nascido em Wuppertal, "Il Capo", como é chamado o boxeador alemão por conta de sua descendência italiana, se emocionou após ouvir o anúncio de sua vitória.
Para Esquiva, ficou a frustração de não ter conseguido ser superior em nenhum dos 12 rounds, com duas quedas. A primeira logo no segundo assalto, após um belo uppercut do alemão. E a segunda, na abertura do 10º round. O brasileiro ainda sofreu uma terceira queda, no sétimo, mas o golpe foi desconsiderado pelo árbitro por ter atingido o capixaba abaixo da linha de cintura.