O Brasil de Pelotas venceu o Concórdia por 1 a 0 na noite deste sábado (22) e garantiu um lugar na fase de mata-mata da Série D do Brasileirão. Guilherme Beléa, ex-Grêmio, marcou o gol do Xavante, que contou com a vitória de virada por 2 a 1 do Caxias sobre o São Joseense para subir para o quarto lugar.
A classificação teve tons dramáticos. Mesmo vencendo o Concórdia, o Brasil precisava também da vitória do Caxias. No Estádio Centenário, o Grená empatava com o time paranaense até os 40 minutos do segundo tempo. Contudo, conseguiu o gol da vitória com Peu, que ajudou o Xavante.
Trinta e duas equipes avançaram à segunda fase. O adversário da equipe pelotense será a Patrocinense-MG, com o jogo de ida em Pelotas e da volta no interior mineiro. Segundo lugar, o Caxias irá enfrentar a Inter de Limeira-SP, com o jogo decisivo em Caxias do Sul. Os quatro semifinalistas da Série D vão garantir presença na Série C de 2024.
Aimoré e Novo Hamburgo, também representantes gaúchos na Série D, terminaram na sétima e oitava posição, respectivamente, e foram eliminados.