A ucraniana Elina Svitolina confirmou seu retorno aos grandes torneios ao avançar para as quartas de final de Roland Garros com a vitória sobre a russa Daria Kasatkina neste domingo (4) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (5), em uma hora e 56 minutos de jogo.
Como era esperado, a ucraniana não cumprimentou Kasatkina, que se posicionou várias vezes contra a invasão da Ucrânia pelas tropas de Moscou e aceita que as jogadores ucranianas não cumprimentem as russas e bielorrussas.
Svitolina, de 28 anos, disputa seu primeiro Grand Slam depois de uma pausa de um ano para cuidar da saúde mental e pela guerra em seu país. Durante esse período, deu à luz sua primeira filha, Skaï, com o tenista francês Gaël Monfils.
Esta é a quarta vez que a tenista de 28 anos chega às quartas em Paris, igualando os resultados de 2015, 2017 e 2020. Na carreira, ela disputou duas finais de Grand Slam, ambas em 2019, em Wimbledon e no Aberto dos EUA.
Na próxima fase, ela vai enfrentar a bielorrussa Aryna Sabalenka, que passou pela americana Sloane Stephens por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 6/4.
Campeã do Aberto da Austrália deste ano, Sabalenka já realiza a melhor campanha da carreira no saibro francês em seis participações.
* AFP