O Brasil está novamente na final do Pro Tour de Roma de Skate. Neste sábado (24), Rayssa Leal e Gabi Mazetto garantiram suas vagas na bateria de manobras, após duas voltas abaixo do que demonstraram na sexta-feira. Pâmela Rosa, que também buscava um lugar na decisão de domingo foi eliminada sem conseguir uma volta limpa.
Atual campeã mundial e buscando vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, Rayssa saiu atrás das japonesas na primeira bateria e buscou a sua recuperação nas manobras, finalizando a semifinal na segunda posição, com nota 237,93, atrás apenas da japonesa Liz Akama, 239,71.
A nota final consistiu na soma da melhor de duas voltas de 45s, mais duas das cinco melhores manobras. Foi um sábado agitado cuja semifinal feminina teve um intervalo de mais de uma hora entre cada bateria em razão da forte chuva.
Gabi Mazetto também precisou da bateria de manobras para garantir a sua 8ª posição na final, com nota 217,62. Assim como em 2022, a Pro Tour de Roma foi dominada pelas skatistas japonesas, com cinco classificadas entre as oito para a decisão.
Bicampeã mundial de street, Pâmela Rosa começou mal a semifinal e fechou a bateria sem nenhuma volta limpa, o que a deixou na última posição. A recuperação também não veio nas manobras, que terminaram com tombos e a sua consequente eliminação. Com 190.18, ela foi apenas na 13ª posição.
Com Rayssa Leal e Gabi Mazetto brigando pelo ouro, o skate brasileiro volta às pistas no domingo, a partir das 14h25min. Além do título para o Brasil, o evento garante pontuação para o ranking classificatório da Olimpíadas de Paris em 2024, que neste momento, tem Rayssa Leal na liderança, seguida das japonesas Momjii Noshiya e Funa Nakayama. A segunda melhor brasileira é Pâmela, em sétimo. Mazetto é a oitava colocada.
Confira as finalistas em Roma:
- Akama Liz (JPN) - 239.71
- Rayssa Leal (BRA) - 237.93
- Oda Yumeka (JPN) - 236.00
- Chloe Covell (AUS) - 235.75
- Uemura Aoi (JPN) - 234.90
- Nishiya Momiji (JPN) - 231.98
- Ito Miyu (JPN) - 231.84
- Gabi Mazetto (BRA) - 217.62