Nesta sexta-feira (23) é comemorado o "Dia Olímpico", que é uma homenagem à fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894 pelo Barão Pierre de Coubertin. A cada ano, um tema é escolhido para a data e em 2023 foi "let’s move" (vamos nos mexer), que pretende inspirar pessoas em todo o mundo a tirar um tempo diário para atividades físicas a fim de que todos no planeta se mantenham ativos e se movimentem juntos.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através do Transforma, programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas por meio da Educação Olímpica, promoveu clínicas de seis esportes olímpicos para 280 crianças e adolescentes de sete Ginásios Educacionais Olímpicos (GEO), que integram a rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
— O Dia Olímpico é um marco que sensibiliza todo o Movimento Olímpico e nos convoca a disseminar a importância da prática esportiva para a construção de uma sociedade mais ativa e saudável. O COB, com seus programas e ações, está totalmente engajado em difundir os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e, dessa maneira, não só incentivar o surgimento de novos atletas, como de cidadãos ainda mais conscientes — comenta Paulo Wanderley, presidente do COB.
Em um dos eventos, no Sesc Madureira, foi oferecida a oportunidade de experimentação de várias modalidades. Entre elas, atletismo, boxe, breaking, basquete 3x3, judô e tênis de mesa para alunos do 6º ano de sete Ginásios Educacionais Olímpicos (GEOs): Fernando de Azevedo (do bairro de Santa Cruz), Nicarágua (de Realengo), Juan Antonio Samaranch (de Santa Teresa), Felix Mieli Venerando (do Caju), Nelson Prudêncio (da Ilha do Governador), Dr. Sócrates (de Guaratiba) e Martin Luther King (do Estácio). O encontro começou com um bate-papo com Rosângela Santos, medalhista olímpica em Pequim 2008, que destacou a felicidade de estar vendo meninas e meninos tendo contato com o esporte.
— É muito importante para as crianças estarem inseridas no esporte, conhecendo os valores olímpicos. Quem sabe não estão aqui novas ‘fabiana murer’, novos ‘alison dos santos’ e grandes atletas de outras modalidades? Estou me vendo aqui neles, porque comecei praticamente na idade deles, moro aqui perto do local do evento, sou de comunidade. Hoje estou aqui com 32 anos, medalhista olímpica, buscando minha quinta participação em Jogos Olímpicos. Fiquei muito feliz pelo convite do COB e quero aproveitar para inspirar essas crianças — disse Rosângela, bronze no revezamento 4x100m em Pequim 2008, com apenas 17 anos e primeira brasileira a correr os 100 metros abaixo de 11 segundos.
Os estudantes também participaram de uma apresentação teatral sobre o Movimento Olímpico e comemoraram muito a participação do Ginga, mascote do Time Brasil.
Em outra ação, além do Transforma, o COB também irá iluminar o Maracanã com as cores dos aros olímpicos (azul, amarelo, preto, verde e vermelho). Os aros foram idealizados em 1914, pelo barão Pierre de Coubertin, e representam a união dos cinco continentes. Pelo menos uma de suas cinco cores está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI.
A iluminação do Maracanã também faz parte da "let’s move", que promoverá show de luzes em uma série de marcos olímpicos em diversas cidades, incluindo Barcelona, Pequim, Cidade do México e Tóquio.
Mais de 131 eventos de participação em massa e ativações digitais ocorreram em todos os cantos do mundo, sendo organizados pelos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e pelo Movimento Olímpico em geral, proporcionando uma oportunidade para todos se movimentarem juntos no Dia Olímpico.
O primeiro Dia Olímpico foi celebrado em 23 de junho de 1948. Portugal, Grécia, Áustria, Canadá, Suíça, Grã Bretanha, Uruguai, Venezuela e Bélgica organizaram o Dia Olímpico em seus respectivos países e Sigfrid Edström, Presidente do COI na época, mandou uma mensagem aos jovens do mundo.