As quartas de final do Gauchão sub-20 começam neste sábado (17), quando São José e Ypiranga abrem a fase decisiva da competição, às 15h, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. No domingo, São Luiz e Grêmio se enfrentam às 15h, em Ijuí. O jogo entre Inter e Juventude passou para segunda-feira (19), às 15h, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. No mesmo dia, Passo Fundo e Monsoon duelam no Estádio Vermelhão da Serra.
Melhor campanha da fase anterior, quando avançou com sete vitórias em sete jogos, o Tricolor abrirá as quartas de final atuando fora de casa, em Ijuí. A equipe gremista é considerada uma das mais fortes da competição, não apenas pelo desempenho recente no Gauchão sub-20, mas também pelo entrosamento prévio. Muitos dos atletas já atuavam juntos na temporada passada.
Treinada pelo técnico Airton Fagundes, o Grêmio conta com alguns jogadores que já tiveram passagem pelo elenco profissional ou já treinaram no time de Renato Portaluppi. O lateral Lucas Kawan, por exemplo, estreou com a camisa gremista no ano passado, quando enfrentou o Aimoré pelo Gauchão. A situação é a mesma de Mila, constantemente utilizado no time de cima.
Com um elenco experiente, os maiores destaques ficam por conta de atletas que o torcedor do Tricolor já vem ouvindo falar. Nathan Fernandes, que recentemente renovou contrato, é um dos alicerces técnicos do time gremista — foi autor do gol no Gre-Nal do Gauchão. Além dele, Jeffinho, de 16 anos, e Pedro Clemente, centroavante que chegou a ser relacionado no profissional. O camisa 9 da equipe, inclusive, marcou três gols na goleada contra o Monsoon na última rodada da fase classificatória.
Se o Grêmio se classificou com certa facilidade, o Inter passou trabalho para se garantir nas quartas de final. A equipe de João Miguel só se classificou na última rodada, ao vencer o Aimoré por 3 a 2, na Morada dos Quero-Queros.
Apesar das dificuldades, o Colorado também mostrou bons talentos para o restante da temporada. Um dos principais destaques é Gustavo Prado, camisa 10 da equipe durante todo o campeonato. Ele é considerado um 10 clássico, com visão de jogo, bom passe e com muita técnica.
Prado chegou ao Inter depois de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa da Ferroviária-SP. Com o bom futebol apresentado no clube paulista, chamou a atenção do Colorado que o captou no interior de São Paulo. Além dele, também se destacam o lateral-esquerdo Rangel e o centroavante Ricardo Mathias.
O camisa 9 marcou quatro vezes na competição, uma contra o Aimoré, e jogou o Sul-Americano sub-17 com a seleção no começo da temporada — anotou um gol. Ele é uma das apostas coloradas para ir galgando espaço no elenco do Inter nas próximas temporadas.
Os jogos de ida das quartas de final do Gauchão sub-20
- 17/6 (sábado) — 15h — São José x Ypiranga (Passo D'Areia)
- 18/6 (domingo) — 15h — São Luiz x Grêmio (19 de Outubro)
- 19/6 (segunda) — 15h — Passo Fundo x Monsoon (Vermelhão da Serra)
- 18/6 (segunda) — 15h — Inter x Juventude (CT Morada dos Quero-Queros)
As partidas de volta das quartas de final do Gauchão sub-20
- 24/6 (sábado) — 15h — Monsoon x Passo Fundo (Parque Lami)
- 25/6 (domingo) — 15h — Ypiranga x São José (Emílio João Assoni)
- 25/6 (domingo) — 15h — Juventude x Inter (Campo da Randon)
- 25/6 (domingo) — 15h — Grêmio x São Luiz (CT Hélio Dourado)